A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com escritório central no Rio de Janeiro (RJ), divulgou o novo Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás. Em sua 12ª edição, o boletim traz uma compilação de dados sobre o setor no Brasil e no mundo, referentes ao primeiro semestre de 2022. Entre eles estão informações fornecidas por diversas instituições ligadas ao ramo de petróleo e gás.
Algumas das informações constantes do estudo sugerem o surgimento de oportunidades para fornecedores de produtos e serviços voltados para a área de exploração e produção de petróleo como, por exemplo, empresas da cadeia metalmecânica. Isso inclui fornecedores de aços e fabricantes de tubos metálicos, bem como empresas especializadas no processamento e/ou manutenção de chapas e tubos metálicos – corte, conformação, estampagem, soldagem, revestimento protetivo, entre outros.
De acordo com o boletim, o investimento em áreas de exploração de petróleo pode chegar aos R$ 406 milhões devido à abertura de oferta de concessão realizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) no primeiro semestre deste ano. Além disso, foi divulgado que uma unidade de produção de Diesel S-10 e de querosene para a área de aviação será construída no município de Paulínia (SP), resultado de um acordo estabelecido entre a Petrobras e o Consórcio Toyo Setal.
No que diz respeito ao setor de gás natural liquefeito (GNL) no Brasil, a nova edição do boletim traz informações sobre algumas parcerias que promoverão o fornecimento de gás para parques industriais, como é o caso de empresas situadas na região Nordeste que firmaram um acordo que tem como uma de suas premissas a implantação de sistemas para o fornecimento de GNL para suas unidades fabris.
Esses e outros assuntos relacionados ao mercado global de petróleo e gás fazem parte da programação de um congresso que está sendo realizado esta semana, paralelamente à 20ª edição da feira Rio Oil & Gas, evento voltado para o setor de produção e distribuição de óleo e gás organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que acontece de 26 a 29 de setembro de 2022 na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com informações fornecidas à imprensa, o evento contará com apresentações e debates sobre diversos temas ligados à indústria de petróleo e gás, incluindo a influência do conflito entre Rússia e Ucrânia sobre este setor e tendências. Além disso, foi divulgado que serão realizadas rodadas de negócios.
Mais informações sobre o boletim podem ser obtidas no site da instituição. Interessados em participar da feira podem entrar em contato pelo telefone (21) 2112-1975.
Imagens: Pixabay e Freepik
Confira mais conteúdo:
Construção naval em aço responde às novas necessidades logísticas
Programa de inovação fomenta o desenvolvimento de produtos metálicos
#IndústriaÓleoGás #Pesquisa #Metalmecânica #CCM
Mais Notícias CCM
O SENAI divulgou informações de uma pesquisa sobre a demanda de profissionais para o setor de hidrogênio verde no País. A pesquisa foi realizada em parceria pela instituição e pelo projeto H2Brasil, da empresa alemã GIZ.
23/09/2024
A Embrapii e o MCTI selecionaram o CESAR para desenvolver sistemas de segurança cibernética para a indústria de manufatura.
16/05/2024
Volume de sucata ferrosa exportado passou de 19.031 para 79.985 toneladas entre novembro de cada ano.
14/12/2023