Não permitir invasões em ambientes digitais conectados a linhas fabris, o que pode causar, por exemplo, a parada da produção, é uma providência fundamental na rotina de empresas do setor de corte, conformação, estampagem e soldagem de metais que já adotaram as práticas e conceitos da indústria 4.0.
Pensando neste assunto, o Grupo Schuler, com matriz na Alemanha e filial brasileira em Diadema (SP), em parceria com a empresa Otorio, com sede em Israel e centro comercial na Áustria, desenvolveram um sistema de proteção cibernética para plataformas digitais e parques fabris.
Chamado de “Cyber Security Check”, o sistema é indicado para empresas que atuam no ramo de manufatura como, por exemplo, prestadores de serviços de manutenção de máquinas para corte a laser. Trata-se de um conjunto de recursos voltados para a proteção de dados provenientes do chão de fábrica, os quais também atuam no bloqueio de acesso de invasores cibernéticos, entre outros.
Conforme foi informado à imprensa, uma das primeiras etapas para a implantação do sistema de segurança cibernética é a elaboração de um inventário dos equipamentos, tais como máquinas de corte a laser de chapas, e de toda a rede de produção do cliente. Em seguida é feita a identificação dos potenciais riscos à linha de produção e dos problemas que eles podem vir a causar. A execução das etapas posteriores depende de diversos fatores, os quais são analisados a partir de uma consultoria.
O processo para a implantação de sistemas de segurança conectados a linhas de produção e a plataformas digitais envolve custos e precauções que devem ser tomadas pelas companhias. Marcus Helmke, chefe de desenvolvimento de software da Schuler, comentou mais sobre este assunto: “Ninguém está imune a um ataque cibernético”. Os fornecedores devem se preparar para a eventualidade de se tornarem vítimas de ataques a equipamentos e um nível mínimo de precauções adequadas é agora exigido pelas companhias de seguro, e também pelos legisladores. O não cumprimento dessas precauções pode resultar em multa de milhões de euros”.
A Schuler divulgou que o sistema de segurança cibernética será apresentado na próxima edição da feira EuroBLECH, que acontece em Hannover, na Alemanha, entre os dias 25 e 28 de outubro de 2022.
Mais informações podem ser obtidas pelo link: https://digitalsuite.schulergroup.com/en/_content/cybersecurity/index.html
Imagem: Schuler
Conteúdo relacionado:
Metaverso e indústria conectados
“Máquina como serviço” é tendência no setor de equipamentos industriais
#Schuler #Otorio #SegurançaCibernética #CCM
Mais Notícias CCM
Autômatos com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização no Brasil.
17/03/2025
Desenvolvedora de software e empresa global de automação se unem em prol da adoção de sistemas robóticos e tecnologias digitais por parte das indústrias.
28/02/2025
Sistema desenvolvido com o apoio do Açolab conta com algoritmo de inteligência artificial, conexão com plataforma digital para transmissão de dados em tempo real e câmeras para identificação de irregularidades em bobinas de aço.
05/03/2025