Um levantamento sobre competências que atualmente são consideradas essenciais para acelerar a transformação digital da indústria de manufatura, que inclui empresas do setor de transformação de resinas termoplásticas e instituições de pesquisa e ensino voltado para esta área, foi supervisionado pelo núcleo de gerenciamento da plataforma colaborativa 3DEXPERIENCE Edu, ligada à Dassault Systèmes, com matriz na França e escritório regional em São Paulo (SP).
A pesquisa foi conduzida pela agência francesa Bloom e consistiu na análise de postagens feitas em mídias sociais, abrangendo, por exemplo, discussões a respeito de profissões e disciplinas relacionadas à cadeia de manufatura do futuro. Isso também abrangeu assuntos como a utilização de recursos digitais no chão de fábrica visando ao alinhamento do setor de manufatura com as diretrizes da indústria 4.0, bem como o desenvolvimento de cursos voltados para a formação de profissionais que atuarão nas fábricas nos próximos anos.
O estudo abrangeu o período de 1 de abril de 2021 a 1 de abril de 2022, conforme foi informado à imprensa, por meio do qual foram obtidas informações a respeito de discussões sobre manufatura aditiva (impressão 3D), em que participaram membros de empresas e universidades, tendo como principais tópicos “novos métodos”, “projetos em andamento” e “material corporativo promocional”, além de design para a sustentabilidade, com foco na criação de programas, seminários e cursos voltados para este tema.
Assuntos atrelados aos conceitos de sustentabilidade, ciência de dados, engenharia de sistemas e mecatrônica também foram temas que se destacaram nas postagens observadas a partir do levantamento. Foi observado que os tópicos relacionados a estes assuntos consistiram em “oportunidades na indústria do futuro”, “engajamento do público jovem nas ações dedicadas ao setor de manufatura”, “formatação de equipes especializadas”, “trabalho remoto e in loco” e “formação de cientistas de dados para a indústria”.
Florence Verzelen, vice-presidente executiva de indústria, marketing e sustentabilidade da Dassault Systèmes, comentou que este estudo foi feito para “se ter um vislumbre das conversas que são tendências nas mídias sociais em um horizonte diversificado de stakeholders, tais como estudantes, professores, empresas, especialistas e outros”. A executiva complementou dizendo que “com este insight, podemos coordenar nosso ecossistema para ajudar a preparar os alunos e a força de trabalho para trabalhar de forma eficiente, colaborativa e produtiva, para resolver grandes desafios no que tange à sustentabilidade”.
Academia junto à indústria
Uma série de e-books que abordam as competências que podem contribuir para a aceleração da transformação digital da indústria de manufatura foi divulgada pela Dassault Systèmes. O desenvolvimento das publicações faz parte de trabalhos que abrangem a criação de canais para o compartilhamento de informações, tendo também como objetivo a formação de uma comunidade acadêmica on-line composta por especialistas e iniciantes nas áreas ligadas ao setor de manufatura.
Os programas criados a partir dessa comunidade contam com a participação de instituições de pesquisa e ensino situadas no Brasil (Instituto Mauá de Tecnologia, IMT), na França (Faculdade Técnica L'Industreet), Suíça (Universidade de Ciências Aplicadas ZHAW) e Alemanha (Universidade Trier de Ciências Aplicadas).
Estão disponíveis aqui mais informações sobre o estudo. O contato com a agência Bloom pode ser feito pelo e-mail dataprotection.contact@bloomsocialanalytics.com.
Imagens: Dassault Systèmes
Leia também:
Rede 5G privativa para a indústria
Polietileno: mercado nacional e tendências para o próximo ano
#3DEXPERIENCEEdu #Indústria40 #Transformação #PlásticoIndustrial
Mais Notícias CCM
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
O portfólio da Yaskawa Motoman passou a contar com um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações no setor de plásticos. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
01/11/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. O setor de plásticos é o quarto colocado em aquisições.
01/11/2024