Já está disponível no Brasil uma rede de internet 5G privativa pensada para parques fabris, que foi lançada recentemente pela Edge UOL, empresa que presta serviços relacionados à implantação de sistemas digitais. Trata-se de uma solução que reúne recursos que estão no radar de empresas que prestam serviços de corte, conformação, estampagem e soldagem de metais que pretendem se alinhar aos conceitos da indústria 4.0.

 

Rede de internet 5G pensada para a indústria passa a ser oferecida por empresa brasileira

Chamada “Private 5G”, a rede consiste em um sistema isolado que conta com recursos para a segurança de dados provenientes do chão de fábrica. Outro detalhe, de acordo com informações fornecidas à imprensa, é que a rede comporta mais de um milhão de dispositivos conectados por quilômetro quadrado.

 

De acordo com Rodrigo Rangel Lobo, COO da companhia, a nova solução possibilita obter uma rede isolada e exclusiva, que mantém a rapidez do 5G e gera mais confiabilidade. O executivo também comentou sobre tendências da indústria de manufatura: “notamos dois caminhos diferentes que devem ser adotados pelas companhias no que diz respeito à entrada da tecnologia 5G. Algumas irão dedicar parte de seus orçamentos de inovação para a novidade, enquanto outras precisarão, em determinado momento, atualizar a sua infraestrutura”.

 

Foi divulgado pela empresa que a nova rede 5G privativa é recomendada para linhas de produção que operam ou passarão a operar conectadas a sistemas de inteligência artificial (IA), Internet das coisas (IoT), realidade virtual, realidade aumentada, entre outros. Os clientes também poderão contar com consultoria especializada e outros serviços.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

Imagem: Freepik

 

 

Leia também:

 

Mais recursos para o projeto de estampos

 

Manufatura aditiva de metais em escala industrial

 

#5G #Internet #Indústria #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.

01/11/2024


IA é recurso principal em novo sistema de controle de robôs industriais

Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

30/10/2024


Eficiência energética movida a dados

Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.

21/10/2024