A Terphane (Cabo de Santo Agostinho, PE), em parceria com a holandesa Avantium, empresa do setor de tecnologia química e renovável, está realizando testes com filmes feitos de poli(tereftalato de etileno) (PET) e polietileno furanoato (PEF), um biopolímero obtido a partir de açúcares de origem vegetal, com base em ácido furandicarboxílico (Furandicarboxylic acid, FDCA, em inglês). 

 

Filmes compostos, contendo poliéster e materiais de origem vegetal, estão sendo desenvolvidos por empresas situadas no Brasil e na Holanda

Os filmes de PET e PEF foram desenvolvidos a partir de um projeto encabeçado pelas duas empresas, que teve início em 2020, visando ao desenvolvimento de filmes recicláveis que serão destinados à fabricação de embalagens flexíveis alinhadas aos conceitos de sustentabilidade

 

Conforme foi divulgado pela companhia de origem norte-americana, os ensaios, que abrangem a coleta e análise de dados provenientes do processo de extrusão dos filmes, estão sendo realizados em sua planta fabril situada em Nova York.

 

Marcos Vieira, diretor global de P&D da Terphane, comentou que o filme “é feito parcialmente de PEF e tem todas as propriedades do filme de PET tradicional, inclusive no que diz respeito à sua reciclagem”. Ele complementou dizendo que “o PEF garante uma excelente resistência térmica e barreira superior às embalagens, aumentando a vida de prateleira (shelf life) dos produtos”.

 

Também foi divulgado que a Avantium prevê para 2023 o início das atividades de sua nova unidade fabril voltada para a produção de FDCA, ao passo que pretende fazer o lançamento comercial oficial de grades de PEF em 2024.  

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2714-3965.

 

 

Imagem: Terphane

 

 

Mais notícias do setor:

 

Reciclados chegam aos envelopes de e-commerce

 

Bioplásticos e embalagens antimicrobianas em projeto

 

#Avantium #Terphane #Filmes #PI



Mais Notícias CCM



Bioplásticos sem mistério. Livro detalha aspectos da produção e do uso dos materiais.

Livro elaborado pelo especialista Michael Thielen trata das características, aplicações e perspectivas de mercado para os materiais plásticos de origem renovável.

28/08/2024


Empresa de Dubai anuncia equipe que vai liderar negócio de bioplásticos

A recém-criada Emirates Biotech anunciou a formação de uma equipe que deverá promover a inserção da empresa no mercado de biopolímeros do tipo PLA.

12/08/2024


Projeto Biofast visa acelerar o tempo de degradação de bioplásticos

O instituto espanhol Aimplas trabalha em parceria com instituições do setor de bioplásticos para o desenvolvimento de materiais compostáveis e com rápida biodegradação. Aprimorar sistemas de gestão de resíduos também está no escopo do projeto.

12/08/2024