Nos dias 6 e 8 de dezembro de 2022 será realizado em ambiente virtual o curso “Nanocompósitos poliméricos à base de grafeno e outras cargas 2D: Processamento, caracterização e produtos”. O treinamento será conduzido por Guilhermino José Macêdo Fechine, engenheiro de materiais com especialização em engenharia química, e está sendo promovido pela ABPol – Associação Brasileira de Polímeros (São Carlos, SP).
A grade do curso será composta por aulas sobre a produção de nanomateriais poliméricos no atual cenário global tecnológico e econômico, caracterização de materiais bidimensionais usados como cargas e obtenção de matrizes poliméricas de alto desempenho. Também serão abordados diversos tipos de aplicações de nanomateriais poliméricos, que estão ganhando espaço em setores como médico-hospitalar, de engenharia, indústria química, entre outros.
Além disso, estão programadas sessões dedicadas a temas como, por exemplo, síntese e propriedades mecânicas, térmicas, elétricas, reológicas, tribológicas, ópticas e biológicas de cargas bidimensionais; aplicação de grafeno; semelhanças e diferenças entre cargas bidimensionais; métodos de adição de cargas bidimensionais às matrizes poliméricas; matrizes termoplásticas e termofixas; e nanocompósitos híbridos.
A carga horária do treinamento é de aproximadamente seis horas, que será dividida em dois blocos de três horas. O início de cada um deles está previsto para às 9 horas.
Mais informações podem ser obtidas no site da ABPol.
Imagem: Freepik
Leia também:
Instituto de pesquisa em grafeno anuncia parceria com aceleradora
Novos polímeros com grafeno, mais resistentes e sustentáveis
#ABPol #Grafeno #Curso #PI
Mais Notícias CCM
A Gerdau Graphene, especializada em materiais avançados com grafeno, foi premiada pelo desenvolvimento de embalagens plásticas com propriedades melhoradas.
12/11/2024
A Dinaco está comercializando aditivos para materiais plásticos contendo grafeno. Projetos envolvendo o uso do material estão se multiplicando no mercado brasileiro.
22/10/2024
A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.
07/10/2024