Acontece entre os dias 5 e 16 de dezembro de 2022 o curso “Reciclagem do alumínio e suas ligas”, treinamento que será ministrado pelo engenheiro metalurgista Luiz Sérgio de Carvalho, e que está sendo promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal).

 

Inscrições abertas para curso sobre reciclagem de alumínio, que acontece em dezembro de 2022

Este treinamento terá como tema principal os conceitos e práticas da reciclagem do alumínio, e também abrangerá diversos temas relacionados a esta área, tais como as tecnologias usadas para a separação de ligas de alumínio, cominuição, processamento térmico, reciclagem de UBC e perfis pintados, fundamentos de fornos de fusão/espera, tipos de fornos e de tecnologias de fusão.

 

Também estão programadas aulas sobre estratégias e equipamentos para refino de materiais, etapas do processamento da escória, procedimento prático para determinar a perda de fusão e tipos de equipamentos para tratamento/processamento de materiais. Conforme foi informado pela instituição, a grade curricular do treinamento compreenderá seções sobre considerações gerais a respeito de normas ambientais e de segurança, aquisição e estocagem de sucatas.

 

Além disso, o curso terá como temas de abertura um resumo sobre a história da reciclagem do alumínio e as vantagens e desafios do setor. Os participantes poderão obter informações a respeito de ligas trabalháveis e ligas fundidas, fim de vida (do termo em inglês end of life, EOL) dos produtos de alumínio, assim como práticas de coleta de sucatas pós-consumo/pós-industrial, entre outros.

 

O treinamento acontecerá ao vivo, com início às 15 horas e término às 17 horas e 30 minutos. Mais informações podem ser obtidas no site da Abal.

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Mais notícias:

 

Laboratório de soldagem com novos recursos

 

Empresa entra no ramo de soldagem

 

#Abal #Alumínio #Reciclagem #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Estampagem de chapas é tema de cursos on-line

A plataforma Futuro Digital-SENAI possui cursos EAD sobre tecnologia para estampagem e engenharia de ferramentas para conformação.

31/03/2025


Inscrições abertas para a 44ª edição do Senafor

Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.

31/03/2025


Envio de trabalhos ao Construmetal com nova data

A ABCEM anunciou o prazo para submissão de trabalhos que poderão ser apresentados no Construmetal de 2025.

28/02/2025