Instituições que encabeçam o Programa PotencializEE, liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado em parceria com a agência alemã de cooperação internacional GIZ Brasil, lançaram recentemente o “Catálogo Virtual de Tecnologias de Eficiência Energética”, que reúne informações sobre tecnologia para se obter eficiência energética na indústria de manufatura, o que abrange o setor de transformação de plásticos.

 

Trata-se de um canal de comunicação para a troca de informações sobre redução do consumo de energia elétrica em processos industriais, assim como outras formas de reduzir o consumo de recursos no chão de fábrica. Isso inclui tópicos a respeito de intervenções elétricas, indicadores de desempenho energético, testes e ensaios, medições, definições, entre outros.

Eficiência energética para a indústria do plástico e assuntos relacionados são tratados por meio de um canal de comunicação na internet

 

O catálogo pode ser acessado e utilizado gratuitamente. Wendell Pacheco, assessor técnico do PotencializEE, comentou mais sobre este assunto: “será um espaço onde fabricantes e representantes comerciais poderão mostrar suas tecnologias, assim como interessados em adquiri-las poderão consultar opções em um único lugar”. Ainda segundo o executivo, o objetivo é “ajudar as empresas a adotarem a tecnologia adequada, que proporcione inúmeros benefícios, promovendo o aumento da produtividade ao tornar os negócios mais competitivos e ambientalmente responsáveis”.

 

Segundo informações fornecidas pelas instituições que conduzem o programa, os equipamentos abordados no catálogo virtual são divididos em três categorias, que são “intervenções elétricas”, “intervenções térmicas” e “gerenciamento de energia”. Já os equipamentos consistem em motores, ventiladores, bombas, coletores, caldeiras, além de outros.

 

 

Como divulgar soluções

 

Fornecedores de equipamentos que podem contribuir para a obtenção de eficiência energética em plantas industriais podem fazer parte do catálogo virtual. Para isso, é necessário acessar a página oficial do programa na internet e compartilhar dados dos produtos ofertados.

 

Outra opção, conforme foi informado pelas partes responsáveis pelo PotencializEE, é o cadastro para empresas que desejam fornecer soluções para projetos do programa, que são conduzidos em parceria com o Senai.  

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.



 

Imagem: Freepik



 

Confira mais notícias:

 

Energia limpa para o processo de rotomoldagem

 

Análise da eficiência energética em injetoras sob carga parcial

 

#PotencializEE #EficiênciaEnergética #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.

01/11/2024


Recurso de IA é integrado a novo sistema de controle de robôs industriais

O portfólio da Yaskawa Motoman passou a contar com um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações no setor de plásticos. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

01/11/2024


Instalação de robôs industriais ultrapassa 4 milhões de unidades

O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. O setor de plásticos é o quarto colocado em aquisições.

01/11/2024