A alemã Cloos, representada no Brasil pela Tecsold (Guarulhos, SP), aplicou tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 em seus equipamentos de soldagem, apresentados na feira Euroblech, realizada em Hanover, no final de outubro do ano passado.
A plataforma da empresa para Internet das Coisas (IoT), denominada C-Gate, permite que os usuários tenham acesso a informações sobre seus processos de soldagem remotamente e em tempo real. Todos os dados são registrados e processados de forma centralizada, permitindo o monitoramento dos processos de produção até o menor detalhe.
A ferramenta consiste em vários módulos que os usuários podem ativar dependendo de sua estratégia de digitalização individual - desde a fonte de energia de soldagem manual até a linha de produção totalmente automática.
Já o software RoboPlan, desenvolvido pela empresa, permite a programação offline de sistemas automatizados de soldagem robotizada. Trajetórias e deslocamento, assim como as rotinas dos sensores, são criados em modelos 3D e transferidos diretamente para o controlador do robô, otimizando o processo de fabricação e tornando mais flexível a produção envolvendo processos de soldagem.
Os equipamentos possuem projeto modular para que sejam definidas estratégias ideais para diferentes finalidades e requisitos de produção. A gama de produtos varia de sistemas padrão simples e compactos a sistemas complexos e interligados com identificação de componentes independentes e processos automáticos de carga e descarga.
A Cloos apresentou também o QINEO ArcBoT (foto ao lado), um sistema robotizado destinado a empresas que estão iniciando na soldagem automatizada, fornecido com o pacote compacto "Ready to weld", que garante a integração com os processos de produção existentes. Um sensor de torque em cada eixo permite que o robô seja programado e movido com precisão, com a possibilidade de fazer ajustes individuais no painel de controle. O QINEO ArcBoT pode ser equipado com um sistema de extração de fumaça de soldagem integrado à tocha.
Fotos: Cloos
Leia também:
Sistema de soldagem com novos recursos
Soldadoras portáteis a laser chegam com força ao mercado brasileiro
#soldagemrobotizada #Cloos
Mais Notícias CCM
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
30/10/2024
Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.
21/10/2024