O grupo europeu Borealis, com subsidiária brasileira em Itatiba (SP), passou a usar o seu processo de reciclagem química Borcycle™ C para reinserir o polietileno reticulado (XLPE e PE-X) em seu portfólio de materiais plásticos, convertendo-o em polietileno reciclado.

 

Obtido pelo processo de pirólise e adicionado como matéria-prima nos crackers da companhia, o material apresentou adequação para aplicações de alto desempenho, podendo inclusive substituir o PE virgem na fabricação de XLPE e PE-X para uso nas indústrias de fios e cabos e infraestrutura, respectivamente.

 

O material possui certificação do ISCC Plus, concedida pela organização International Sustainability and Carbon Certification (ISCC), sediada em Colônia (Alemanha), extensiva a todo o portfólio Borcycle™ C, da companhia. Isso permite aos usuários desses materiais obter condições favoráveis de mercado pela fabricação de produtos dentro de conceitos de sustentabilidade e economia circular, com o cumprimento de metas de ESG, sem prejuízo em termos de desempenho dos produtos finais.

 

Usado em redes de cabeamento, o XLPE tem como principais atrativos a resistência e a flexibilidade na instalação. Como elemento isolante em cabos elétricos de baixa tensão, apresenta ainda um melhor balanço em termos de ciclo de vida do produto por se tratar de um material mais leve, porém mais resistente do que o polietileno convencional. Possui ainda maior tenacidade, resistência química e durabilidade sob altas temperaturas.

 

Foto: Borealis

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Um novo destino para os resíduos de poliuretano

 

Reciclagem de resíduos eletrônicos em programa socioambiental

 

 

#Borealis

#reciclagemquímica



Mais Notícias CCM



Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024


Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024


Espectrômetro portátil analisa filmes multicamadas para fins de reciclagem

O trinamiX, da BASF, foi atualizado para fazer a identificação imediata de mais de 30 tipos de plásticos com base na espectroscopia de infravermelho próximo (NIR), para fins de reciclagem. Nova versão inclui filmes multimateriais.

25/06/2024