Pesquisa realizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) mostrou que houve aumento de cerca de 59% das exportações de aços e de outras ligas metálicas como ferro, por exemplo, entre 2022 e 2023, o que foi percebido entre os meses de janeiro de cada ano.

MDIC apontou alta nas importações de aços nos dois últimos anos por meio de uma pesquisa realizada no setor

 

A alta, segundo o MDIC, é reflexo do bom desempenho do setor siderúrgico brasileiro constatado em 2022, em que foi computada a comercialização de 4,3 milhões de toneladas de aços e ferro entre janeiro e dezembro, o que movimentou US$ 6,5 bilhões, tendo como principais consumidores países como Estados Unidos, Canadá, China, Japão e Holanda. 

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, os produtos fabricados no setor siderúrgico brasileiro ocupam atualmente o sexto lugar no ranking de insumos exportados pelo Brasil, tais como minério de cobre, minerais brutos, bem como alimentos. Em 2022, ainda segundo a instituição, o setor siderúrgico ocupava o 12º lugar no ranking de produtos exportados. 

 

O CEO da fabricante de tubos de aço inoxidável Krominox, Marcos Ledo, empresa com escritório comercial em São Caetano do Sul (SP), comentou que a alta das exportações de aços e de outras ligas metálicas “indica que a nossa produção é vista com bons olhos em diferentes regiões do globo e direciona nossas expectativas para um cenário de elevação constante. Isso reforça a potência da indústria do aço não só no mercado brasileiro, mas também no mercado internacional”. 

 

Ainda de acordo com o executivo, a previsão é que segmentos consumidores de aços e de outros metais no Brasil, tais como indústria automotiva, construção civil e o setor de fornecimento de bens de capital, contribuam este ano para um crescimento de aproximadamente 41% das vendas de matéria-prima.

 

Também foi informado que a companhia pretende investir cerca de R$ 15 milhões em seus parques fabris em 2023, o que inclui a aquisição de novos equipamentos para a produção de itens de aço. 

 

O contato com a Krominox pode ser feito pelo telefone (11) 4343-1000.

 

 

Imagem: Freepik

 

Mais notícias do setor:

 

Investimento em corte a laser de tubos

 

Fragatas serão construídas com apoio de tecnologia digital

 

Tubos de aço feitos na Europa serão usados em operações offshore no Brasil

 

#Aços #Krominox #AltadasExportações #CCM



Mais Notícias CCM



Estampagem profunda auxiliada por ultrassom

O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.

31/03/2025


Inscrições abertas para a 44ª edição do Senafor

Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.

31/03/2025


Parceria entre Miller e Novarc vai promover o uso de robótica e IA na soldagem

Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.

17/03/2025