A alemã Trumpf anunciou que vai intensificar a parceria com a fabricante de sistemas de armazenamento automatizados Stopa, também da Alemanha. As empresas atuam de forma conjunta há mais de 35 anos, mas o novo acordo terá como principal diretriz expandir a oferta de sistemas voltados para o conceito de fábrica inteligente (smart factory). Por incluir aporte financeiro, o acordo ainda está sujeitro à aprovação das autoridades antitruste da Alemanha.
Os sistemas da Stopa permitem carregar e descarregar as máquinas de corte a laser, por exemplo, automaticamente de forma integrada, criando um sistema logístico inteligente. Além de otimizar o uso do espaço, o seu uso aumenta a produtividade no chão de fábrica, reduzindo significativamente o tempo ocioso.
Os sistemas de armazenamento podem ser adaptados aos crescentes desafios das modernas smart factories, integrando-se a instalações já existentes. Seus benefícios se tornam mais perceptíveis quando combinados com o software Oseon da Trumpf, projetado para simplificar ainda mais o planejamento e o controle da produção (MES), incluindo a total automação do processo de fabricação de peças metálicas.
Interfaces abertas
Para a Trumpf, parcerias e padrões abertos são a chave para desenvolver e aprimorar suas soluções de smart factory. Isso inclui as interfaces abertas propostas pela umati (universal machine technology interface), comunidade das indústrias de construção de máquinas voltada para a adoção de interfaces abertas baseadas no padrão OPC-UA.
Os padrões de localização aberta da omlox, que define interfaces usando dispositivos de banda ultralarga de diferentes fabricantes, também são adotados pela empresa, que tem ainda parcerias com a especialista em intralogística Jungheinrich; a fabricante de máquinas de processamento de bobinas e endireitadora de chapas Arku, a especialista em software para a indústria metalúrgica Lantek, e a Starmatik, empresa de automação especializada em soluções customizadas.
Foto: Trumpf
Leia também:
Consórcio a favor da digitalização da indústria
Transformação digital via processos robotizados
Confira aqui o nosso hub de notícias sobre indústria 4.0 no setor de corte e conformação de metais:
#Trumpf
#fábricainteligente
Mais Notícias CCM
O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.
31/03/2025
Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.
31/03/2025
Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.
17/03/2025