A Brenntag (Alemanha), que tem unidade brasileira em São Paulo (SP), está representando com exclusividade no Brasil a linha de aditivos para melhoria de desempenho de plásticos reciclados CirKular+, da Kraton (EUA), que tem subsidiária brasileira em Paulínia (SP).
A série de aditivos foi desenvolvida com o objetivo de melhorar o desempenho das resinas recicladas pós-consumo (PCR), tendo como diferencial a linha de produtos SBS, SEBS, e o mais recente, SEBS funcionalizado com anidrido maleico. Essa composição combina o efeito de agentes modificadores de impacto com os compatibilizantes, que estão entre os mais solicitados pelo mercado de plásticos reciclados.
Segundo informou Rafael Bringel, da equipe de suporte técnico da Brenntag, os três aditivos mais necessários para as empresas recicladoras são os antioxidantes, que atuam retardando a degradação térmica do material; os compatibilizantes, que ajudam a tornar homogênea a mistura de materiais, que acaba sendo inevitável devido a dificuldades na triagem; e os modificadores de impacto: “Tendo dois aditivos combinados em uma mesma formulação, conseguimos melhorar bastante os reciclados, e se for necessário o uso de antioxidantes, também temos em nosso portfólio”, comentou.
A proporção a ser adicionada varia de 1% a 5% em peso, conforme o tipo de produto a ser fabricado com as resinas recicladas. Podem ser melhoradas propriedades como resistência ao impacto, alongamento e módulo de elasticidade, associadas à ação do compatibilizante que combate os efeitos indesejados relacionados à presença de contaminantes.
A Brenntag conta com o apoio da Kraton na manutenção de um laboratório completo para apoiar os desenvolvimentos de projetos que necessitem de caracterização mecânica, térmica, reológica ou simulação de processos produtivos, por meio do uso de máquina extrusora dupla-rosca e máquinas injetoras. Conta também com uma equipe técnica que oferece orientações de uso e aplicação, indicação de produtos, acompanhamento de processos, disponibilização de amostras para testes e criação de formulações que atendam às necessidades de cada cliente.
Foto: Shutterstock
Conteúdo relacionado:
Lei torna obrigatório o uso de PET reciclado no Estado de São Paulo
Acordo coloca a reciclagem química na rota do polipropileno
#Brenntag
#Kraton
#aditivosparareciclados
Mais Notícias CCM
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024