Um consórcio estabelecido recentemente entre as empresas THK Brasil (São Paulo, SP) e Yaskawa Elétrico do Brasil (Diadema, SP), ambas com matriz global no Japão, tem como uma de suas premissas atender a demanda por equipamentos para automatização de linhas de produção na indústria de transformação, o que abrange o setor dos plásticos. As empresas também pretendem fortalecer o desenvolvimento de sistemas automatizados para áreas ligadas a este setor no País e no mundo.

 

O acordo pode beneficiar, no caso da indústria de plásticos, os transformadores de resinas termoplásticas que prestam serviços de injeção, por exemplo, e visa ao aumento da rede de distribuição de equipamentos comercializados pelas partes envolvidas, tais como guias lineares, fusos de esferas, atuadores lineares, acessórios para máquinas, inversores de frequência e sistemas de servoacionamento – equipamentos que podem ser usados em operações de extração de peças de moldes, entre outros. 

 

Entre os segmentos que poderão se beneficiar com esta parceria estão o de manufatura aditiva (impressão 3D) e de gravação a laser, tendo em vista que alguns equipamentos das linhas que serão fornecidas pela THK e Yaskawa são indicados para aplicações nestas áreas.

 

Nilton Martins Gimenes, diretor-presidente da THK Brasil, comentou que “o mercado está carente de informação técnica. Nesse sentido, o trabalho conjunto tem o intuito de prestar consultoria, desde a idealização até o desenvolvimento do projeto, oferecendo uma solução única e integrada ao cliente, de forma a fidelizá-lo”. Sobre este assunto, Anderson Sato, diretor técnico da Yaskawa Elétrico do Brasil, salientou que “a sinergia de ambas as empresas, o compartilhamento e a troca de informações resultarão na entrega da melhor solução para o cliente”.

 

Além dos setores mencionados anteriormente, as partes envolvidas no consórcio visam atender a demanda por sistemas automatizados em indústrias que prestam serviços de usinagem, no segmento de corte e conformação de metais e na indústria metalmecânica em geral, assim como no ramo da eletrônica, que pode usar sistemas automatizados para a montagem e inserção de componentes, e departamentos que atuam no controle da qualidade, por exemplo.

 

Empresas interessadas em obter mais informações sobre os produtos podem entrar em contato pelos telefones (11) 3767-0100 e (11) 3585-1100.

 


 

Imagens: THK/Yaskawa
 

 

 

Acompanhe mais novidades:

 

Inteligência artificial vai auxiliar na formulação de compostos

 

Acordo coloca a reciclagem química na rota do polipropileno

 

Impressão 3D de metais em escala industrial

 

#THK #Yaskawa #AutomaçãoIndustrial #PI



Mais Notícias CCM



Ohxide lança plataforma de dados do setor de plásticos

A consultoria passou a dispor de uma plataforma com dados e análises da indústria de plásticos, de reciclagem e petroquímica.

01/04/2025


Radici inaugura nova fábrica em São Roque

A desenvolvedora de compostos de poliamida de origem italiana mudou as suas instalações de Araçariguama para São Roque (ambas cidades paulistas, inaugurando uma nova fase das atividades da empresa no Brasil.

21/03/2025


Trump reabilita os canudos plásticos

Com a frase de efeito “Back to plastic!”, o presidente norte-americano anunciou o fim da restrição à fabricação e uso de canudos plásticos e agradou representantes dessa cadeia industrial.

11/02/2025