A Ecoloop (Embu das Artes, SP) desenvolve estações de coleta que visam estimular a triagem e posterior reciclagem de resíduos sólidos, dentre eles as embalagens plásticas.
As estações são denominadas máquinas de venda reversa (reverse vending machines), e são dotadas de um sistema eletrônico para reconhecimento do código de barras dos itens depositados pelo consumidor, tais como garrafas plásticas.
Uma vez depositada no equipamento, a garrafa é identificada pelo código de barras em seu rótulo, que é lido por uma câmera com resolução 4k, sendo posteriormente prensada e armazenada para posterior retirada assim que o contêiner no interior da estação estiver cheio.
O diferencial do sistema, no entanto, está na possibilidade de cadastro do consumidor que deposita as embalagens para que ele participe de um programa de pontos que dá direito a recompensas assim que ele atinge determinado número de itens depositados. O apontamento do status de cada usuário é feito em tempo real, via conexão 4G, e o cadastro pode ser feito no site da Ecoloop. “Pode-se formar uma carteira virtual em que são creditados os pontos do consumidor, simplificando e recompensando o ato da coleta, o que cria uma cultura de descarte correto”, explicou Guilherme Graf, sócio-diretor da Ecoloop (na foto, à direita).
William Souza (na foto, à esquerda), é engenheiro de desenvolvimento da Ecoloop e trabalha no aprimoramento do sistema de reconhecimento dos resíduos e de pontuação para o consumidor, estudando formas de inserir nele mais informações e recursos derivados da ciência de dados, o que inclui a integração com interfaces (APIs) de empresas parceiras.
As estações podem ser personalizadas com a identidade visual da empresa ou instituição interessada em promover a coleta e destinação correta de resíduos. Podem ser instaladas em eventos, empresas, comércio, condomínios, escolas, aeroportos, estações de trens e metrô, inclusive em parceria com recicladores, os quais se beneficiam da coleta do material limpo e triado.
Foto: Demonstração da Ecoloop durante a Plástico Brasil
Leia também:
Economia circular na cadeia do plástico
Novo aditivo combina efeitos para melhorar o desempenho de reciclados
#Ecoloop
Mais Notícias CCM
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024