O Instituto de Engenharia de Produção e Máquinas para Conformação (PtU) da Universidade Técnica de Darmstadt (Alemanha) está à frente de um projeto que visa integrar recursos digitais às etapas do processo de curvamento de tubos e perfis.
Denominada MoDiPro (Modulare Digitalisierung für das Profilbiegen, ou digitalização modular para o dobramento de perfis), a iniciativa leva em conta o fato de a produção de perfis usando dobramento com três rolos ser um dos processos de fabricação mais difundidos e flexíveis, porém, altamente dependente da experiência dos operadores. Como essa mão de obra está se tornando escassa, as empresas estão enfrentando uma queda da produtividade e competitividade.
Assim, o consórcio do projeto estabeleceu o objetivo de aproveitar o potencial econômico resultante da alta flexibilidade do processo, introduzindo tecnologias digitais em combinação com uma avaliação apoiada por inteligência artificial (IA) no seu gerenciamento, tendo em vista a criação de modelos de processo.
Participa do projeto a empresa Herkules Wetzlar, com sede em Solms-Oberbiel, com décadas de experiência na fabricação de máquinas para processamento de perfis. Lá, uma dobradeira de três rolos foi equipada com sensores que permitem o registro de todos os parâmetros do processo e do produto, conforme o esquema apresentado ao lado.
A digitalização da curvatura dos perfis obtida com o uso de três rolos deve ser alcançada pelo desenvolvimento de um sistema modular e adaptável de blocos de construção, que reduz o esforço de implementação do ponto de vista técnico e econômico. O sistema modular serve tanto para permitir uma construção passo a passo de novas máquinas quanto para a adaptação digital de máquinas existentes. O objetivo é permitir uma coleção amplamente estruturada de processos e dados de produtos baseada na operação real do equipamento e apoiada em modelos de aprendizagem de máquina, visando aumentar a produtividade geral do processo, conservar recursos no longo prazo e acelerar a qualificação dos funcionários para fortalecer a competitividade das pequenas e médias empresas.
O projeto tem previsão de término em dezembro de 2024. Até lá, um modelo de aprendizagem de máquina será usado para análise de dados, estabelecendo as rotinas para a fabricação no futuro com auxílio de software de inteligência artificial.
Além da PtU e da Herkules, está envolvida no projeto a empresa AKC Angersbach + Kaiser Computer GmbH, com especialização especial na área de software e placas de circuito de produção.
Imagem: PtU
Leia também:
Consórcio a favor da digitalização da indústria
IoT aplicada aos processos de soldagem
#MoDiPro
Mais Notícias CCM
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
30/10/2024
Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.
21/10/2024