A alemã Kuka, com filial em São Bernardo do Campo (SP), divulgou a sua nova linha de robôs de 6 eixos Cybertech KR 6 R1440-2 arc HW E na Expomafe. A série é recomendada para operações automatizadas de soldagem, podendo ser usada para unir chapas, tubos e perfis metálicos, por exemplo. 

 

Esta série de autômatos é composta por modelos que têm corpo rígido e design que proporcionam alta precisão no posicionamento do braço. De acordo com Edouard Mekhalian, diretor-geral da empresa no Brasil, que concedeu entrevista à Corte e Conformação de Metais, os robôs podem ser integrados a sistemas automatizados e, inclusive, podem se comunicar com fontes de soldagem a arco.

 

 

Além disso, outro modelo de robô foi divulgado pela companhia no evento. Trata-se do KMP 600-S diffDrive. Este pode operar como uma plataforma móvel, ou, popularmente falando, como um “carrinho”, em parques fabris. Ele tem capacidade para movimentar cargas com peso de até 600 kg e é indicado para a movimentação de peças metálicas, insumos e/ou transporte de ferramentas. Pode se deslocar com velocidade de até 2 m/s em linha reta.

 

Conforme explicou Edouard, “tanto os robôs de 6 eixos quanto o do tipo plataforma podem ser configurados para trabalhar no chão de fábrica de forma colaborativa. Os clientes podem nos consultar sobre a possibilidade de implantação de sistemas de segurança, por exemplo, sobre o funcionamento dos scanners a laser que estão instalados na frente e atrás do robô KMP 600-S, além de muitos outros fatores como o tipo de aplicação e o layout do chão de fábrica”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Kuka.

 

 

Imagens: Kuka/Divulgação.

 

 

Mais notícias:

 

Mini robô de seis eixos para operações industriais

 

Fabricante desenvolve conformadora a frio sob medida para estruturas metálicas

 

Hidrogênio verde: espaço para novos negócios no setor metalmecânico

 

#Kuka #RobôsIndustriais #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.

01/11/2024


IA é recurso principal em novo sistema de controle de robôs industriais

Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

30/10/2024


Eficiência energética movida a dados

Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.

21/10/2024