Um sistema de inteligência artificial (IA) denominado assistente virtual inteligente “Wisdom Maker”, desenvolvido pela MAP Intelligence (Manaus, AM), que contou com o apoio da Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Bertha Capital, foi implantado no parque fabril da Componel, fabricante de componentes plásticos situada em Manaus (AM).
O assistente virtual WM passou a ser usado na coleta de dados provenientes de processos produtivos que, neste caso, diz respeito à fabricação de componentes feitos com resinas termoplásticas. Segundo informações fornecidas pela MAP Intelligence à Plástico Industrial, a base de dados da Componel está ligada à base de conhecimento do assistente virtual inteligente, de forma que o sistema atue em tempo real em operações de gestão de processos, por exemplo.
A companhia desenvolvedora do WM deu alguns exemplos de como este recurso pode ser utilizado no chão de fábrica: emissão de alertas em caso de ocorrência de anomalias em processos produtivos, bem como envio de mensagens contendo instruções e links para acesso a vídeos sobre procedimentos, treinamento, entre outros recursos.
O processo de implementação do sistema foi realizado em quatro fases, sendo feita, em um primeiro momento, a expansão e complementação da coleta de dados do ambiente produtivo, principalmente no que se refere às variáveis sensíveis à operação de fabricação. Em seguida foram feitos treinamentos focados no uso do WM e analisados os resultados obtidos.
Manuel Cardoso, diretor-executivo da MAP Intelligence, comentou sobre algumas vantagens proporcionadas pelo uso do assistente virtual em plantas fabris: “A inteligência artificial ajuda a expandir nosso conhecimento e percepção sobre o andamento de operações produtivas, visando melhorar o seu desempenho, reduzindo, por exemplo, a utilização de recursos e de custos de forma mais inteligente. Os resultados são a eliminação de perdas operacionais e a redução do ciclo produtivo”.
Mais informações podem ser obtidas pelo site das companhias.
Imagens: Manuel Cardoso/Divulgação, Freepik.
Mais notícias:
IoT no controle da produção de embalagens do Grupo Boticário
Os desafios da transição industrial são temas de novo livro
Centro de estudos integra recursos de manufatura inteligente para a indústria de plásticos
#Componel #MAPIntelligence #InteligênciaArtificial #PlásticoIndustrial
Mais Notícias CCM
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
O portfólio da Yaskawa Motoman passou a contar com um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações no setor de plásticos. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
01/11/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. O setor de plásticos é o quarto colocado em aquisições.
01/11/2024