Sob o slogan “Pesquisa para uso prático” (Research for practical use), o Instituto de Processamento de Plásticos (IKV) da Universidade de Aachen (RWTH) estruturou seu estande com áreas para a divulgação de três tecnologias: digitalização aplicada à moldagem por injeção, manufatura aditiva e revestimento a plasma para peças pequenas.
Foi montada uma demonstração prática da digitalização do processo de injeção em condições semelhantes às encontradas na indústria, levando em conta o constante aumento da complexidade do processo. A cooperação com treze parceiros da indústria tornou possível levar ao evento uma máquina de moldagem por injeção em funcionamento, equipada com recursos digitais que visam simplificara a rotina de set up com o uso de inteligência artificial.
O projeto de manufatura aditiva tratou da confecção de estruturas internas de componentes, as quais são determinantes de suas propriedades mecânicas. O projeto se concentrou no desenvolvimento de um software para gerenciar o preenchimento das estruturas 3D de forma adequada conforme diferentes níveis de cargas a que estarão sujeitas as peças finais.
No setor de revestimentos, equipe de cientistas do IKV desenvolveu uma unidade modular de tratamento por plasma altamente adaptável para o revestimento interior de pequenos artigos ocos, tais como seringas médicas, ampolas e copos de café. O objetivo é obter melhorias como aumento do o efeito de barreira contra gases e aromas, redução do atrito ou melhora da resistência química desses itens.
#K2019 #digitalizacaodaindustria #manufaturaaditiva #plastico
Mais Notícias CCM
Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.
18/03/2025
Especializadas no desenvolvimento de produtos digitais para a indústria, as empresas vão levar para a Plástico Brasil a sua experiência na criação de ferramentas que facilitam a transformação digital das empresas.
11/03/2025
Uma unidade de reciclagem que pode ser instalada em parques fabris, locais remotos ou em eventos foi desenvolvida pelo instituto espanhol Aimplas. O sistema faz a identificação de materiais e cores usando dados gerenciados por inteligência artificial (IA).
06/03/2025