A alemã Henkel tornou disponível em seu site a ferramenta EasyD4R, um software que avalia a reciclabilidade de embalagens com base em sua composição e nas proporções individuais de peso de componentes como frasco, tampas, rótulos etc. Para todos os materiais em questão, a ferramenta armazena informações sobre classificação e reprocessamento, levando em conta critérios válidos internacionalmente e usados por entidades como a Plastics Recyclers Europe, a associação de recicladores de plásticos da Europa. O objetivo é assegurar a possibilidade de reuso das embalagens já nos primeiros estágios de seu desenvolvimento.
Com o apoio da ferramenta, o designer obtém a avaliação clara dos materiais escolhidos de forma percentual, assim como a sugestão de combinações de materiais que podem ser feitas visando os melhores resultados na reciclagem. O Instituto Fraunhofer para Tecnologia Ambiental, Segurança e Energia (Alemanha) testou o Easy D4R de forma independente e confirmou sua precisão e capacidade de antecipar o potencial de reciclagem de embalagens.
#software #reciclabilidade #embalagens
Mais Notícias CCM
Pesquisadora da UFSCar conduz estudo sobre embalagens plásticas e aborda questões relacionadas ao uso de bioplásticos na fabricação de versões flexíveis e rígidas. A percepção do consumidor e os fatores tecnológicos e mercadológicos serão mapeados por meio de uma enquete disponível em formulário eletrônico aberto ao público.
18/02/2025
A fabricante de embalagens Alpla, de origem austríaca, entrou no mercado sul-americano de reciclagem ao adquirir participação majoritária na Clean Bottle, recicladora brasileira de poliolefinas.
04/02/2025
A fabricante de embalagens flexíveis Packster passou a fornecer stand up pouches e sachês que podem receber impressão digital e QR Code.
28/01/2025