A Techmation, empresa asiática com subsidiária em São Paulo (SP), desenvolveu um módulo conversor que transforma sinais de processo em dados de padrão OPC-UA, que podem ser lidos por sistemas controladores para efeito de integração entre máquinas, robôs e periféricos.

 

O pequeno dispositivo pode ser conectado à interface homem-máquina (IHM) dos equipamentos de transformação, convertendo os sinais captados por sensores em arquivos de dados a serem usados por sistemas de gerenciamento e controle, criando uma plataforma para fábricas inteligentes, como explicou Carlos Eduardo Gorgueira, da Techmation, durante apresentação do conversor na feira Plástico Brasil (foto ao lado).

 

Instalado em injetoras elétricas, o módulo permite o controle em malha fechada, alimentado por dados coletados em pontos estratégicos do equipamento, de modo a fornecer informações relacionadas ao status de operação. Nas injetoras híbridas, também é possível manter o controle em malha fechada, porém, apenas em relação aos dados de pressão do equipamento.

 

Os dados convertidos podem ser visualizados e manipulados em um sistema de integração com recursos para execução das principais operações associadas à conexão entre equipamentos, alimentação de dados em nuvem e demais demandas digitais dos processos que caracterizam o conceito de indústria 4.0. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail contato@techmation.com.br.

 

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Unificação do protocolo de comunicação entre máquinas para plásticos

 

IoT no controle da produção de embalagens do Grupo Boticário

 

Componel passa a usar inteligência artificial no seu chão de fábrica

 

 

#Techmation

#indústria4.0

 



Mais Notícias CCM



Novos robôs industriais da Mitsubishi Electric chegam ao Brasil

Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.

18/03/2025


TopSolid e Simcon promoverão a transformação digital durante a Plástico Brasil

Especializadas no desenvolvimento de produtos digitais para a indústria, as empresas vão levar para a Plástico Brasil a sua experiência na criação de ferramentas que facilitam a transformação digital das empresas.

11/03/2025


Célula robotizada portátil usa inteligência artificial para triar resíduos

Uma unidade de reciclagem que pode ser instalada em parques fabris, locais remotos ou em eventos foi desenvolvida pelo instituto espanhol Aimplas. O sistema faz a identificação de materiais e cores usando dados gerenciados por inteligência artificial (IA).

06/03/2025