A empresa Bajaj Auto Limited vai construir a sua primeira fábrica de motocicletas no País, na cidade de Manaus (AM). Será a primeira unidade fabril da empresa fora da Índia, onde atualmente se encontra a sua rede de fábricas.
De acordo com informações fornecidas à imprensa, a capacidade produtiva anual da futura fábrica será de 20 mil motocicletas, e o investimento na planta abrangerá a aquisição de equipamentos industriais, o que pode ser uma boa oportunidade para fornecedores de máquinas para o processamento de chapas e tubos metálicos como, por exemplo, prensas, máquinas para soldar e curvadora de tubos, assim como equipamentos de usinagem, em caso de a companhia incluir a nacionalização de peças e componentes para motocicletas em seus planos.
A companhia indiana fornece modelos de motocicletas de 160, 200 e 400 cc que já estão disponíveis para comercialização no Brasil, as quais são montadas no Polo Industrial do município amazonense. Isso é feito, de acordo com Rakesh Sharma, diretor-executivo da Bajaj, por meio de uma parceria estabelecida com a empresa Dafra.
Ele comentou sobre alguns fatores que definiram a estratégia da empresa: “o Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais atuamos por meio de distribuidores devido ao seu tamanho e à sua complexidade. Isso requer uma visão de longo prazo. Por isso, desde o início entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local, e a construção da fábrica própria é a continuidade da nossa estratégia”.
Também foi informado à imprensa que o início das atividades na futura fábrica está previsto para os próximos 12 meses. O contato com a companhia pode ser feito pelo e-mail contato@bajajauto.co.in.
Imagem: Bajaj Auto Limited/Divulgação.
Leia também:
Validação do processo de simulação computacional aplicado à estampagem incremental
Estudo descreve união por arco voltaico de aço e alumínio
Lubrificantes de base éster vegetal para conformação de metais são lançados no Brasil
#BajajAutoLimited #Dafra #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias CCM
O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.
18/11/2024
Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.
18/11/2024
Processo de conformação e a fabricação de ferramental estão entre os tópicos do curso técnico presencial que trata de fabricação mecânica e soldagem de metais.
18/11/2024