Adalberto Rezende, da redação


 

Os rolamentos de precisão desenvolvidos para máquinas e equipamentos industriais utilizados no setor metalmecânico, atualmente, trazem em si tecnologia que abrange desde sistemas de lubrificação capazes de manter o alto desempenho sob condições severas de atrito e temperatura, por exemplo, até materiais com propriedades específicas, usados na fabricação de seus componentes, que proporcionam uma maior durabilidade ao conjunto.


Atualmente, no que diz respeito ao setor de usinagem, estão disponíveis para comercialização versões de rolamentos que podem contribuir para a otimização de processos. Isso é resultado de recentes desenvolvimentos realizados nessa área, além da demanda por produtos com maior vida útil e que atendam aos requisitos de produção da indústria de manufatura.


 

Alguns modelos de rolamentos recomendados para máquinas de usinagem e que apresentam características que podem contribuir para a otimização de processos como torneamento e fresamento são fornecidos pela NSK, com matriz no Japão e filial brasileira na cidade de Suzano (SP). Sua linha de rolamentos conta com versões indicadas para uso em centros de usinagemspindle, fusos de esferas e guias lineares –, máquinas para retificação e equipamentos de furação, entre outros.


De acordo com informações fornecidas por Felipe Rubinho e Rodrigo Teixeira, engenheiro de aplicação e supervisor de engenharia de aplicação da NSK no Brasil, respectivamente, os produtos se dividem em rolamentos de esferas, rolamentos cilíndricos e unidades de rolamento, também conhecidas como “pillow blocks”. Soluções para movimentação linear também são desenvolvidas.


 

Exemplos de rolamentos indicados para máquinas de usinagem 

 

Conforme foi explicado por Felipe e Rodrigo, uma das características dos rolamentos de contato angular, que são recomendados para máquinas de usinagem, é o fato de terem vida útil quatro vezes maior que a de outros tipos de rolamentos, podendo operar com alta rotação sem que ocorra seu aquecimento a ponto de haver desgaste.


Usar rolamentos que apresentem componentes feitos com polímeros de engenharia, que é o caso de modelos que contam com “gaiolas” confeccionadas com materiais desse tipo – trata-se das carcaças externa e interna que acondicionam as esferas, as quais também são fabricadas com latão –, também é uma boa opção para os usuários de equipamentos de usinagem. 


A respeito da escolha dos rolamentos de precisão que serão instalados em máquinas de usinagem, dependendo do tipo de aplicação, devendo ser consideradas as condições de processo como a carga exercida no rolamento, por exemplo, Rodrigo salientou: “se você vai usinar uma peça pesada, tem que analisar o tipo de rolamento adequado para este tipo de operação, que envolve alta carga”. 


Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pereira-r@nsk.com. 


 

Imagem: NSK/Divulgação.

 

Leia também:

 

O diabo está nos detalhes… e a solução também

 

Laser Master Cut investe no desenvolvimento de calços para máquinas

 

Análise do comportamento do desgaste e da rugosidade no processo de fresamento de topo do aço inoxidável duplex UNS S32205: uma revisão

 

#NSK #RolamentosdePrecisão #Usinagem #MáquinaseMetais



Mais Notícias CCM



Fraunhofer produz engrenagem por laminação a quente

Projeto da instituição alemã obteve bons resultados na fabricação de engrenagens para o setor de energia eólica por meio de laminação a quente, em substituição ao fresamento. A peça foi concluída por usinagem de acabamento, feita por retificação.

16/09/2024


Okuma cria centro global de serviços e reparos

A fabricante de máquinas-ferramenta CNC se baseia no princípio de não obsolescência de maquinário para criar um centro global de serviços de assistência técnica apto a fazer reparos em equipamentos de qualquer idade.

16/09/2024


Centro de usinagem de 4 eixos é lançamento da GROB

Novo centro de usinagem G240 chega ao mercado brasileiro como opção para companhias que querem aumentar o parque fabril, e também para empresas que estão iniciando atividades. Executivos da GROB comentaram que o custo do modelo pode ser até 20% menor em comparação com equipamentos de usinagem similares.

02/09/2024