Incentivar a fabricação de chapas de poli(metacrilato de metila) (PMMA) que estejam em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a meta do Instituto Latino-Americano do Acrílico (ILAC).

 

Para isso, o ILAC vai retomar o seu programa de certificação de qualidade de produtos desse tipo, o qual consiste na realização de testes específicos. Em resumo, o objetivo do instituto é fornecer o Selo ILAC de Qualidade aos fabricantes de chapas acrílicas aprovados nos testes. 

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, o programa de qualidade está alinhado com as diretrizes das normas NBR-ISO 7823-1, para chapas cast ou fundidas, e NBR-ISO 7823-2, para chapas extrudadas. Outro fator é que a obtenção do selo abrange a realização de testes anuais de chapas de PMMA, os quais serão conduzidos pelo Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

 

Critérios para avaliação

 

O ILAC divulgou alguns dos critérios dos testes a serem realizados como, por exemplo, envio de uma amostra de chapa cristal transparente com dimensões de 1 x 2 metros e com espessura de 4,0 milímetros. Ainda de acordo com a entidade, será avaliada a resistência à tração das amostras, bem como o seu alongamento até a ruptura. Os critérios também incluem a avaliação do módulo de tração, da resistência à flexão, temperatura de amolecimento, resistência à flexão, da espessura e da aparência.

 

Marina Vitoruzzo, presidente do ILAC, comentou que “o Selo de Qualidade ILAC não apenas ajuda as empresas a se diferenciarem, mas também fornece aos consumidores a garantia de que estão adquirindo produtos confiáveis e que eles apresentarão o desempenho esperado e a qualidade exigida”.

 

João Orlando Vian, consultor-executivo do ILAC, complementou dizendo que “o selo representa não apenas a conformidade com normas técnicas, mas também o compromisso das empresas com a qualidade e com a consistência da entrega, o que faz dele um diferencial desejável em um mercado tão competitivo como o de chapas acrílicas”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3171-0423 e pelo e-mail ilac@ilac-acrilico.org.   

 

 

Imagem: Instituto Latino-Americano do Acrílico (ILAC).

 

Leia também:

 

Processo com chapa dupla na fabricação de peças transparentes

 

Encontro vai discutir uso do grafeno em materiais plásticos

 

Fabricante de filtros investe na transformação de plásticos

 

#ABNT #ILAC #UFSCar #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Ohxide lança plataforma de dados do setor de plásticos

A consultoria passou a dispor de uma plataforma com dados e análises da indústria de plásticos, de reciclagem e petroquímica.

01/04/2025


Radici inaugura nova fábrica em São Roque

A desenvolvedora de compostos de poliamida de origem italiana mudou as suas instalações de Araçariguama para São Roque (ambas cidades paulistas, inaugurando uma nova fase das atividades da empresa no Brasil.

21/03/2025


Trump reabilita os canudos plásticos

Com a frase de efeito “Back to plastic!”, o presidente norte-americano anunciou o fim da restrição à fabricação e uso de canudos plásticos e agradou representantes dessa cadeia industrial.

11/02/2025