A reação do ramo de plásticos ao atual cenário assolado pela pandemia de Covid-19 é sinalizada por diferentes iniciativas, e a área de reciclagem mostra mais um exemplo disso.
A Dinos (Eslovênia), empresa que atua na gestão de materiais pós-uso/pós-consumo, e que integra o grupo Alemão Scholz, está direcionando investimentos para a reciclagem de polímeros, principalmente filmes, embalagens, recipientes e tambores confeccionados em polietileno (PE) de alta ou baixa densidade. Os materiais são fornecidos por fábricas e estabelecimentos comerciais.
Recentemente, um de seus parques fabris passou a contar com equipamentos modernos de trituração de plásticos, bem como de lavagem e secagem de grânulos. Também foi instalada uma extrusora para o processamento deles.
Isso é parte de um programa voltado à ampliação da oferta de plásticos reciclados que teve início com a formação de parcerias com fornecedores de maquinário desse tipo, mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.
A Lindner (Áustria) forneceu um sistema composto pelo triturador Micromat 2000, capaz de processar tanto plásticos rígidos quanto flexíveis, bem como por uma unidade de pré-lavagem e um secador mecânico da série Loop Dryer. O triturador pode ser usado tanto para triturar plásticos rígidos quanto filmes plásticos, apresentando um produto final homogêneo. As flutuações de processo são eliminadas com o uso do novo sistema de controle “RAMS Professional”, que possui muitas opções de configuração para cobrir uma ampla gama de materiais, desde os plásticos rígidos até os flexíveis. Possui um empurrador interno que garante uma alimentação suave do material de entrada até a unidade de corte para trituração contínua. O espaçamento de corte é precisamente ajustável, o que permite obter um material de saída homogêneo e com baixa geração de finos.
Já o sistema de pré-lavagem Floater versão “extend” contribui otimizando a separação de contaminantes das frações plásticas antes do processo de lavagem em si. Em contraste com o método float-sink, materiais mais densos também podem ser adicionados ao processo de lavagem por meio de um sistema inovador de separação. Isso evita, por exemplo, que filmes valiosos com partículas de sujeira ou plásticos com aditivos (carbonato de cálcio, talco) sejam descarregados junto com o rejeito da linha.
“Estamos constantemente otimizando o maquinário para garantir um material de saída homogêneo, que é um importante pré-requisito para o processo de lavagem e contribui para a extrema confiabilidade de todo o sistema”, informou Frederico Hartmann, gerente regional para a América Latina na Lindner Washtech.
Já a Erema forneceu à gestora de resíduos uma extrusora Intarema 1714 TVEplus, cuja alimentação é feita automaticamente, de acordo com a necessidade do cliente. A máquina conta ainda com sistema de filtragem de partículas e impurezas em geral que consiste em uma malha que pode bloquear resíduos com tamanho de até 70 μm.
“Nos últimos 15 anos, no setor de plásticos, a Dinos se concentrou principalmente na coleta e prensagem desses materiais, ou no máximo na sua trituração. Mas devido à mudança do cenário no mercado mundial, em que a destinação de resíduos plásticos tem se tornado cada vez mais difícil, decidimos iniciar nossa própria linha de reciclagem. Isso nos permitirá oferecer ao mercado um produto final de alta qualidade”, disse Jure Jambrovic, gerente da planta que recebeu os equipamentos.
De acordo com Andrej Gustin, gerente de produto da Dinos, as linhas de produção da unidade podem processar de 8 a 12 toneladas de plásticos, em um período de aproximadamente oito horas.
No Brasil, a oferta de máquinas e equipamentos de reciclagem de plásticos, bem como de resinas assim obtidas, é mostrada em nossos guias.
Foto: Dinos
Conteúdo relacionado:
#Dinos #Lindner #Erema #Reciclagem #Plásticos #Covid-19
Mais Notícias CCM
A Honeywell e a Klockner Pentaplast promovem evento gratuito que acontece em Goiás.
19/11/2024
Promovido pela VDMA Brasil, com o apoio de diversas instituições ligadas à indústria, o Open Industry Road Show vai percorrer quatro capitais do Brasil, com apresentações sobre tecnologia aplicada à promoção da competitividade na indústria.
19/11/2024
A Husky lançou um modelo de tampa feita com 100% de poli(tereftalato de etileno) (PET) e recebeu prêmio em evento internacional do setor de embalagens.
19/11/2024