Foi oficializada a fundação da Abelore – Associação Brasileira de Logística Reversa, que vai representar empresas que atuam na coleta e reciclagem de diferentes tipos de resíduos, incluindo os plásticos, bem como companhias que trabalham para reinserir no ciclo produtivo as matérias-primas obtidas a partir daí.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, a entidade também terá como frente de trabalho a gestão de iniciativas públicas e privadas voltadas para a destinação correta de resíduos como, por exemplo, embalagens pós-consumo, e também a participação na criação de diretrizes para o setor de logística reversa e reciclagem.


A criação do “Selo Abelore” é um dos primeiros trabalhos realizados pela entidade. Ele será concedido a empresas certificadas no que diz respeito ao compromisso com os trabalhos que envolvem a logística reversa e reciclagem de materiais.


Rodrigo Oliveira, vice-presidente da associação, comentou que “a concretização desta associação é mais um passo no sentido de evoluir no que se refere à logística reversa no País e à disseminação de informações concretas para o mercado e o governo no que tange às melhores práticas, visando à evolução do setor de forma propositiva e transparente”.

  

O contato com a Abelore pode ser feito pelo seu site.


 

Imagem: divulgação da primeira reunião anual da Abelore.

 

Mais conteúdo:

 

Possibilidades de Reciclagem Mecânica de Embalagens com Múltiplas Camadas

 

Acabamento interno de veículos. Parece madeira, mas é plástico

 

#Abelore #Reciclagem #LogísticaReversa #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Índice de reciclagem mecânica de embalagens foi de 24,3% em 2023

A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.

12/11/2024


Reciclagem de PET na Europa: o desafio da fiscalização bate à porta.

A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.

04/11/2024


Reciclagem de A a Z. Novo livro chega ao mercado.

A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.

04/11/2024