Seguem abertas as inscrições para companhias do setor metalmecânico que pretendem contar com consultoria gratuita sobre eficiência energética no chão de fábrica no programa PotencializEE – Programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável –, que é coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e liderado pelo Ministério de Minas e Energia.
O programa, que atualmente conta com o Senai-SP como instituição parceira, tem como objetivo prestar consultoria para empresas fabricantes de máquinas e equipamentos, ou estamparias que prestam serviços para terceiros, por exemplo, no que tange à otimização do consumo de energia em seus processos produtivos. Isso é feito por meio de diagnósticos de operações industriais, assim como orientações para evitar o desperdício de recursos.
Desde o seu lançamento até o atual momento, a quantidade de pequenas e médias indústrias que participam do programa ultrapassou 1.100 empresas situadas no Estado de São Paulo. Isso foi um dos fatores que contribuíram para que o PotencializEE ganhasse destaque no “Atlas de Eficiência Energética Brasil 2022”, lançado este ano. Trata-se de um documento que é resultado da cooperação entre a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Internacional de Energia (International Energy Agency, IEA).
Este documento foi realizado a partir de estudos que abrangem o uso de indicadores para análise de vários setores da economia e, inclusive, da indústria, visando apresentar dados referentes ao progresso da eficiência energética no País.
Nesta página podem ser obtidas mais informações. As empresas do ramo de corte, conformação e soldagem de chapas e tubos metálicos também podem obter mais informações sobre o “Catálogo Virtual de Tecnologias de Eficiência Energética”, que reúne informações sobre tecnologia para se obter eficiência energética no chão de fábrica, além do “Guia de Fontes Alternativas de Energia”, publicação em formato digital que pode ser baixada gratuitamente.
Imagens: Rawpixel.com, Studiogstock, Freepik.
Leia também:
Pesquisa aponta aumento da produção de estruturas de aço
Ferramenta reúne recursos de IA e machine learning para o chão de fábrica
#PotencializEE #AtlasEficiênciaEnergéticaBrasil2022 #CorteConformaçãoMetais
Mais Notícias CCM
O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.
31/03/2025
Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.
31/03/2025
Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.
17/03/2025