O Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Produção (IPT) desenvolveu um robô industrial que integra ferramentas para a execução de três processos com a finalidade de unir, reparar ou funcionalizar peças e superfícies metálicas. O equipamento, um modelo disponível comercialmente, executa a estruturação por feixe de laser e também a soldagem por deposição a laser e a arco, de forma precisa, em componentes feitos de metal com dimensões de até 2.500 x 4.000 mm.

 

O cabeçote multitarefa é baseado em um sistema otimizado da Fronius Deutschland GmbH e foi integrado em um robô industrial com o objetivo de desenvolver cadeias de processos adaptáveis e eficientes em projetos de pesquisa e desenvolvimento, juntamente com a indústria, que possam ser integrados de maneira econômica em ambientes de produção existentes.

 

As aplicações incluem a produção, o revestimento e o reparo de componentes metálicos em uma ampla superfície de trabalho e com a alta mobilidade do braço do robô, que permitem acomodar itens como pás de rotores de usinas hidrelétricas. Uma combinação das tecnologias também é possível sem a necessidade de fixar novamente o componente: trocando o cabeçote de processamento é possível combinar um processo aditivo como soldagem por deposição a laser, e um ablativo, como a estruturação.

 

Para poder competir com os sistemas de alta precisão já existentes, o cabeçote de estruturação do laser foi otimizado para detectar automaticamente desvios de posição e corrigí-los de forma independente. Para a soldagem por deposição a arco, o Fraunhofer IPT está atualmente desenvolvendo e testando planejamento de trajetória totalmente digitalizado. Neste caso, um software de planejamento vai detectar e compensar automaticamente as flutuações do processo usando dados obtidos de sensores integrados e processados e usando algoritmos de aprendizagem de máquina.

 

 

Imagens: Fraunhofer

 

 

Leia também:

 

Estampagem profunda. Monitoramento e simulação melhjoram a qualidade das peças

 

Uso de IA na indústria aumentou em 2022

 

 

 

 



Mais Notícias CCM



Estampagem profunda auxiliada por ultrassom

O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.

02/04/2025


Inscrições abertas para a 44ª edição do Senafor

Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.

31/03/2025


Parceria entre Miller e Novarc vai promover o uso de robótica e IA na soldagem

Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.

17/03/2025