Adalberto Rezende, da redação.
A Editora Blucher publicou o “Manual de trefilação – Abordagem prática”, de autoria de Aluizio Carlos Ferreira da Silva, que atua na gestão da área de trefilação da Siderúrgica Sinobras, no município paraense de Marabá, empresa que integra o Grupo Aço Cearense.
O conteúdo do novo manual, que passou a fazer parte da coleção de livros da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), é distribuído em cinco capítulos nos quais são abordados temas como a obtenção da matéria-prima, características técnicas de máquinas e equipamentos para trefilação de metais, os cálculos envolvidos na trefilação e processos produtivos, entre outros.
Nesse sentido, o autor oferece conhecimentos práticos sobre operações e características de materiais, além de recomendações sobre boas práticas de segurança em processos produtivos, cuidados que devem ser tomados no momento da escolha de, por exemplo, barras e arames que serão submetidos à trefilação, e ainda, sugestões a respeito do manuseio correto dos produtos.
Sobre este último assunto, Aluizio, que forneceu informações à Corte e Conformação de Metais, comentou a respeito de alguns dos erros mais recorrentes no chão de fábrica no que tange ao processamento de rolos de fio-máquina: "Um dos erros que acontecem muito nas linhas de trefilação é a alimentação de máquina feita de forma muito rápida, o que pode causar problemas na hora de trefilar o material como, por exemplo, ocorrência de quebra do fio”.
Ele também comentou sobre algumas das características de equipamentos para trefilação, especificamente sobre fieiras e cassetes, e explicou como esse tipo de maquinário opera, assim como fez sugestões de como cada tipo de máquina pode ser utilizada no dia a dia da indústria metalmecânica levando em consideração a otimização de processos.
Aluizio concluiu dizendo que já está em desenvolvimento uma nova edição do manual, e que um dos objetivos deste trabalho é “ser um guia tanto para profissionais da indústria quanto para estudantes de trefilação e de outros processos fabris”.
A primeira edição do manual é comercializada em versão física. Tem 118 páginas e acabamento em brochura. É comercializada pelo preço sugerido de R$ 55,00 pelo site da editora Blucher.
Imagem: Editora Blucher, ABM/Divulgação.
Leia também:
O uso de dados como fator de competitividade
Endireitador – quando é necessário?
#ABM #EditoraBlucher #Trefilação #CorteConformaçãoMetais
Mais Notícias CCM
O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.
18/11/2024
Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.
18/11/2024
Fabricante de implementos rodoviários sediada em Itaquaquecetuba (SP) adquiriu a catarinense Sthall Master e investiu em maquinário para corte a laser e dobradeiras, visando aumentar a produção e passar a fornecer conjuntos mais completos de componentes. Aumentar exportações também faz parte dos planos da companhia.
30/10/2024