O grupo Dürr (Alemanha), que tem unidade brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu uma linha de pintura eletrostática para a fabricante chinesa de veículos elétricos Seres, em Liangjiang (Chongqing), tendo como foco um processo de produção altamente eficiente em termos de consumo de energia e demais recursos.
O processo de imersão rotativa mecânica RoDip® M (imagem abaixo), desenvolvido pela Dürr, é caracterizado por poupar energia durante o pré-tratamento e pintura por eletrodeposição catódica de carrocerias de veículos. Possui movimentação por rotação em 360 graus, girando as carrocerias em torno de seus próprios eixos, o que elimina a necessidade de uma seção de saída inclinada nos tanques de imersão. Esta inovação poupa até seis metros de comprimento por tanque, em comparação com a tecnologia de transportador de pêndulo, reduzindo o uso de água, produtos químicos e de energia.
A Dürr desenvolveu e instalou também um sistema de purificação da planta e do ar de exaustão, bem como o software que o controla.
A nova linha de pintura na fábrica de Liangjiang tem capacidade para produzir 60 veículos por hora, atendendo aos planos da companhia de se tornar um importante player no mercado europeu de veículos elétricos. “Para atendermos aos requisitos de um processo de produção capaz de poupar recursos e energia, usamos produtos especialmente sustentáveis da engenharia de fábrica e ambiental e instalamos nossa solução de gerenciamento de energia DXQ”, explicou Yu Lin, Vice-Presidente do setor de pintura e montagem final na Dürr China.
Separação utilizando papel
No futuro, a Seres utilizará o sistema de separação a seco EcoDry X (imagem abaixo) para a remoção do excesso de tinta, baseado em filtros de papelão descartáveis e facilmente substituíveis que eliminam a necessidade de água e produtos químicos. A separação a seco reduz a necessidade de ar fresco, recirculando quase 90% do ar e proporcionando uma redução substancial no consumo de energia na cabine de pintura.
A empresa também está definindo padrões para controle de emissões. Para eliminar os compostos orgânicos voláteis (VOCs) do ar de exaustão, as cabines de pintura são equipadas com um sistema compacto de controle de poluição. O ar de exaustão tem purificação adicional com o uso de um sistema de concentração de VOCs altamente eficiente, em combinação com o sistema de oxidação térmica recuperativa Oxi.X TR TAR, que opera a jusante. A ação desse sistema, de acordo com informações da Dürr, resulta em redução de até 15% no consumo de energia, com a possibilidade de o ar de exaustão das estufas ser purificado através de um sistema integrado pós-queima, com recuperação de calor, que é então utilizado pelo sistema de aquecimento da estufa.
Produção monitorada e desenho modular
O software DXQcontrol, desenvolvido pela Dürr para gerenciar as linhas de pintura, rastreia totalmente o ciclo de vida de cada carroceria, enquanto a ferramenta DXQenergy oferece uma visão geral transparente do consumo de energia e de mídia em toda a fábrica ou para áreas específicas. Dessa forma, a solução de gerenciamento de energia permite identificar rapidamente os principais consumidores no nível da fábrica. Já o módulo DXQequipment.maintenance monitora quando componentes individuais, como bombas, válvulas ou filtros, exigem manutenção.
A tecnologia empregada na fábrica da Dürr foi projetada de forma modular, permitindo a conclusão do projeto da Seres em apenas nove meses, desde o recebimento do contrato até o início da produção.
Imagens: Dürr
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