A portuguesa Selenis criou uma combinação de resinas de poliéster que permite a extrusão de filmes multicamadas e totalmente recicláveis destinados à confecção de rótulos termorretráteis (skrink) para embalagens sopradas.


 

Os comonômeros de poli(tereftalato) de etileno glicol (PET-G) da linha Weezen cristalizam durante o reprocessamento de forma semelhante ao que ocorre com os flakes provenientes dos frascos de PET, podendo assim ser incorporados na cadeia de reciclagem deste material sem que ocorram problemas de aglomeração que são comuns quando são processadas misturas de resinas.


 

Os filmes podem ser impressos e usados em embalagens de bebidas, produtos de limpeza e higiene pessoal, dentre outros, constituindo uma opção sustentável para o mercado de rótulos destinados a embalagens de PET.


 

Pelo desenvolvimento do material e dos filmes, a Selenis foi formalmente reconhecida pela Associação de Recicladores de Plástico dos Estados Unidos (APR) por cumprir elevados critérios de reciclabilidade, de acordo com o Guia APR Design, que estabelece diretrizes de projeto voltado para a reciclagem (design for recycling).


 

Imagem: Selenis

 

 

Leia também:

 

PET reciclado no tratamento acústico de ambientes

 

Manos material nas embalagens para queijos fatiados

 

#Selenis

#Weezen



Mais Notícias CCM



Garrafas de PET produzido com óleo de cozinha chegam ao mercado japonês

Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.

13/11/2024


Reciclagem de pás eólicas é tema de projeto coordenado pelo Aimplas

O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.

29/10/2024


Resinas da Braskem serão produzidas com materiais reciclados da Neste

Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.

29/10/2024