O Datafolha realizou a 9ª edição de uma pesquisa encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) em que foi apontado que 45% das pequenas indústrias têm como foco manter a sua estabilidade financeira, o que é parte de estratégias de curto prazo para enfrentar os atuais desafios do setor.

 

No que diz respeito a este tópico, a adoção de planejamento de curto prazo, de acordo com o levantamento que foi elaborado a partir de dados coletados entre 11 e 31 de setembro de 2023, também é prioridade das micro indústrias, que representam 47% das empresas participantes. 

 

Além disso, 50% das pequenas empresas que colaboraram com o estudo preferem elaborar estratégias alinhadas com o planejamento de médio prazo, tendo como objetivo, por exemplo, dar mais atenção a investimentos que possibilitem a obtenção de resultados em até seis meses. Conforme foi informado à imprensa, este também é o foco de 34% das micro e pequenas indústrias.

 

A adoção de estratégias de longo prazo como prioridade foi manifestada por 17% das empresas entrevistadas. Sobre este tema, os fatores que tiveram destaque foram a preservação da estabilidade financeira e o direcionamento de investimentos para a obtenção de resultados em prazo indeterminado. 

 

Também foi divulgado pelas partes envolvidas no levantamento que alguns dos assuntos que permearam a elaboração do mesmo foram as incertezas relacionadas ao atual cenário econômico, o investimento e promoção de estratégias alinhadas aos conceitos de sustentabilidade e a importância do apoio governamental no que tange a esses fatores.

 

 

Imagem: Shutterstock.

 

Leia também:

 

Economia em alta, indústria nem tanto

 

Adoção de IA na indústria aumentou em 2022

 

#Datafolha #Simpi #MáquinaseMetais



Mais Notícias CCM



Setor de hidrogênio verde vai demandar quase 3 mil profissionais por ano no Brasil

Foram divulgadas pelo SENAI informações de uma pesquisa sobre a demanda de profissionais para o setor de hidrogênio verde no País. A pesquisa foi realizada em parceria pela instituição e pelo projeto H2Brasil, da empresa alemã GIZ.

30/09/2024


HORSE vai fornecer os motores dos carros da Lecar

Montadora brasileira vai consumir anualmente 12.000 motores híbridos fabricados na planta da HORSE em Curitiba (PR).

30/09/2024


Tsunami de produtos chineses preocupa a Coalizão Indústria

Grupo que representa 13 setores industriais alerta para o risco da invasão de produtos chineses no mercado brasileiro, descrita como um “tsunami” e que pode causar o corte de cerca de 500 bilhões em investimentos nos próximos anos.

30/09/2024