A produção global de bioplásticos está passando por crescimento após alguns anos de estagnação ocasionada pelas restrições de mercado associadas à Covid-19. Este desenvolvimento é impulsionado pelo aumento da procura combinado com o surgimento de aplicações e produtos mais sofisticados. Esta constatação faz parte do relatório divulgado pela European Bioplastics (EUBP), associação europeia que representa a cadeia de valor dos materiais e produtos de base biológica, recicláveis e biodegradáveis/compostáveis.

 

O relatório mostra que a capacidade global de produção de bioplásticos deverá aumentar significativamente, de cerca de 2,18 milhões de toneladas em 2023 para aproximadamente 7,43 milhões de toneladas em 2028, como pode ser visto no gráfico abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Capacidade global de produção de bioplásticos 2023-2028, em 1.000 toneladas

 

“O crescimento da capacidade de produção de bioplásticos deve ser entendido em um contexto global mais amplo, que envolve uma crise climática, a escalada dos custos de energia e a perturbação das cadeias de valor”, afirmou Hasso von Pogrell, Diretor Geral da European Bioplastics (EUBP).

 

De acordo com o relatório, existem hoje alternativas bioplásticas para quase todos os materiais poliméricos convencionais e aplicações correspondentes. Devido a um forte desenvolvimento de polímeros como poli(ácido láctico) (PLA), poli(hidroxialcanoato) (PHA), assim como das versões bio de materiais como poliamida (PA) e polipropileno (PP), as capacidades de produção continuarão a aumentar significativamente nos próximos cinco anos.

 

Os bioplásticos têm avançado também em uma variedade cada vez maior de aplicações, incluindo desde embalagens e bens de consumo até eletrônicos, automotivos e têxteis. As embalagens, no entanto, têm sido o maior segmento de mercado de bioplásticos, com 43%, ou 934 mil toneladas do mercado total de bioplásticos em 2023 (gráfico abaixo).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Capacidade global de produção de bioplásticos em 2023, por segmento de mercado, em 1.000 toneladas

 

 

Este ano, pela primeira vez, o relatório incluiu uma visão sobre os dados de produção: a comparação entre as capacidades de produção e a produção real em 2023 mostrou que a indústria de bioplásticos está produzindo quase a plena capacidade. Embora varie de um polímero para outro, de 60% a 100%, a taxa média de utilização em 2023 foi de 82% (produção de 1,79 milhão de toneladas versus capacidade de produção de 2,18 milhões de toneladas).

 

A atualização dos dados de mercado 2023 foi compilada em cooperação com os especialistas de mercado do nova-Institute (Hürth, Alemanha).

 

 

Imagens: EUBP

 

 

 

Leia também:

 

Pesquisa sugere rever a adequação dos bioplásticos para acondicionar resíduos orgânicos

 

Polímero de tamarindo. Pesquisador indiano é premiado por inovação em química sustentável.

 

#EUBP



Mais Notícias CCM



PEEK combinado com titânio aprimora implantes

Dispositivos médicos implantáveis são a principal aplicação da linha de materiais avançados da Syensqo.

12/11/2024


Garrafas de PET produzido com óleo de cozinha chegam ao mercado japonês

Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.

13/11/2024


Sustentabilidade híbrida. FkuR lança compostos com conteúdo bio e reciclado

Reciclagem e desfossilização são os temas que a desenvolvedora alemã de compostos adotou para a exposição das suas linhas de materiais plásticos de base biológica, reciclados e híbridos, que combina grades de ambas as origens.

24/09/2024