O SIMPI – Sindicato da Micro e Pequena Indústria e o IPEM/SP – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo formaram um consórcio que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico e a inovação em micro e pequenas indústrias.

 

Foi anunciada pelas partes envolvidas a assinatura de um protocolo de intenções, as quais, a partir daí, vão atuar juntas na realização de ações e programas para promover o desenvolvimento de, por exemplo, projetos para plantas industriais, infraestrutura, sistemas produtivos e serviços, além de pesquisa científica. Alguns dos tópicos desse acordo consistem na definição de esforços conjuntos, elaboração do plano de trabalho e criação de agenda para reuniões e eventos.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, uma pesquisa realizada pelo SIMPI/Datafolha indicou que o principal desafio enfrentado por 34% das pequenas indústrias no que tange ao investimento em desenvolvimento tecnológico é a indisponibilidade de recursos financeiros. Já a ausência de mão de obra capacitada é o principal gargalo enfrentado por 18% das empresas que participaram do levantamento, enquanto as incertezas sobre o retorno de investimentos são consideradas a maior preocupação para 11% delas.

 

O superintendente do IPEM/SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, comentou: “Buscamos compreender os desafios enfrentados pelas pequenas empresas e assim nos posicionar como um ponto de apoio. Estamos expandindo nossos laboratórios com o objetivo de auxiliar essa categoria a alcançar uma maior competitividade.


O presidente do SIMPI, Joseph Couri, disse que o consórcio tem como premissa “fortalecer a categoria e aprimorar os padrões e as normas técnicas, garantindo produtos e serviços de alta qualidade, proporcionando assim benefícios tangíveis para nossos associados e para o Estado”.

 

Imagem: Rawpixel.com, Freepik.

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Leia também:

 

Circularidade dos plásticos. O que esperar depois dos desafios de 2023

 

Soluções matemáticas para problemas industriais

 

#SIMPI IPEMSP #PlásticoIndustrial #PequenasIndústrias



Mais Notícias CCM



Relatório analisa a distribuição de polímeros na Europa

Estudo mostrou que a Europa absorveu 17% da demanda mundial por polímeros em 2023, onde foram distribuídas mais de 4 milhões de toneladas.

19/11/2024


Produção de plásticos em declínio na Europa

Estudo da Plastics Europe aponta queda na produção de plásticos no continente europeu, com retração também da produção de reciclados. Os dados preocupam e podem comprometer a transição da cadeia para a economia circular.

19/11/2024


Oben Group completa a aquisição da Terphane

Fabricante de filmes de poliéster de alto desempenho terá suas operações integradas às do grupo peruano de embalagens flexíveis.

12/11/2024