Adalberto Rezende, da redação.
O robô industrial Robios Cargo, criado pela Human Robotics, empresa especializada na fabricação de autômatos com sede em Curitiba (PR), pode transportar cargas com peso de até 50 kg e atuar de forma autônoma no chão de fábrica. Ele conta com bandejas ajustáveis e é indicado para trabalhos que envolvam a movimentação de peças metálicas fabricadas a partir de chapas e perfis, por exemplo.
Algumas das características do novo robô foram comentadas pelo fundador e CEO da Human Robotics, Olivier Smadja, e pela coordenadora de marketing, Larissa Felix, em entrevista concedida à Corte e Conformação de Metais. O Robios pode receber comandos por voz e ser controlado por dispositivos eletrônicos como joystick, o que dependerá do tipo de programação estabelecida e do trabalho a ser realizado.
Além disso, o autômato apresenta interface amigável que, além de contar com tela sensível ao toque (touch screen), consiste em um monitor onde são reproduzidos os traços estilizados de um rosto humano, como é mostrado na imagem abaixo, ao lado de Olivier. O CEO comentou que este projeto foi desenvolvido visando ao “fortalecimento da empatia entre as equipes de profissionais que vão utilizar o robô, de forma que ele seja considerado um membro do time e não apenas um equipamento”.
Também faz parte da configuração do modelo um sistema de segurança para parada imediata, bem como sensores para detecção de obstáculos. Larissa explicou que ele pode operar integrado a sistemas de CRM e softwares, assim como a sistemas de identificação por radiofrequência (RFID), entre outros. Os entrevistados também disseram que o robô pode operar em ambientes com temperatura de -5 a 50 ºC e tem bateria com autonomia de 12 horas.
Uma estação de recarga para onde o Robios vai sozinho assim que detecta a proximidade do fim da carga de sua bateria também é fornecida pela companhia. Para que o retorno do modelo à sua estação de recarga aconteça se faz necessário o estabelecimento de um tipo de programação específica.
Desenvolvimento de robôs com maior capacidade de carga
Autômatos em versões com capacidade para transportar peças com peso de 100 e 150 kg estão sendo desenvolvidos pela Human Robotics. De acordo com Olivier, os clientes podem contar com treinamento e serviços de assistência técnica, e também podem consultar a companhia sobre a realização de testes no chão de fábrica.
Conforme explicou o executivo, “providenciamos ensaios no ambiente fabril para mostrar para o cliente que a nossa solução pode atender às suas necessidades. Assim, podemos implantar um robô lá e deixar que ele opere por alguns meses, por exemplo”, concluiu.
Imagens: Human Robotics/Divulgação.
___________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Mais conteúdo:
Sistema monitora fluidos na conformação de tubos em tempo real
Uso de software CAD 3D no desenvolvimento de ferramenta de dobra
#HumanRobotics #CorteConformaçãoMetais #Robô #Mercado
Mais Notícias CCM
O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.
18/11/2024
Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.
18/11/2024
Processo de conformação e a fabricação de ferramental estão entre os tópicos do curso técnico presencial que trata de fabricação mecânica e soldagem de metais.
18/11/2024