A consultoria norte-americana Global Market Insights (GMI) divulgou no final de 2023 a conclusão do seu relatório de mercado para os polímeros estirênicos, revelando que ele tende a registrar uma taxa de crescimento anual de 6,5% entre 2024 e 2032. Em 2023 este mercado movimentou 3,79 bilhões de dólares, sendo 2,23 bilhões de dólares referentes apenas ao poliestireno (PS).

 

Os estirênicos são uma categoria em que estão incluídos tanto a commodity poliestireno (PS) quanto plásticos de engenharia como acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS) e o copolímero de estireno-acrilonitrila (SAN). O consumo dessas resinas tende a ter como principais motores de crescimento o aumento da demanda por materiais mais leves e o crescimento dos mercados de bens de consumo e de embalagens. As boas propriedades de isolamento do poliestireno fazem com que ele seja muito utilizado, em sua forma expandida (EPS), também em aplicações de isolamento térmico e acústico.

 

 

A questão ambiental é tratada como um obstáculo a esse crescimento, pois de acordo com o estudo, os estirênicos não são objeto de um grande volume de pesquisas sobre sustentabilidade e biodegradação. Por outro lado, foi detectado um aumento nas atividades de pesquisa e desenvolvimento com foco na criação de grades com propriedades melhoradas, maior resistência ao calor e retardamento de chama.

 

O estudo aborda os mercados dos estirênicos dividindo-o por tipo de produto (PS, ABS, SAN, MBS, MABS, SMMA, SBS, SEBS, entre outros) e por mercados consumidores. Em 2023 o setor de embalagens consumiu 30% da produção mundial, com destaque para a indústria de alimentos e de recipientes descartáveis.

 

Dentre os mercados consumidores, a região Ásia-Pacífico se destaca pelo grande potencial de crescimento até 2032, devido à rápida industrialização, urbanização e ascensão de uma classe média que traz consigo a demanda por bens de consumo e materiais de construção.

 

Na análise de market share por fornecedor, o estudo destaca a participação forte do Grupo Ineos Styrolution, seguido pela BASF, Dow Chemical, LG Chem, Sinopec, Asahi Kasei , PTT, Sumitomo e Trinseo.

 

Amostras gratuitas do relatório podem ser solicitadas aqui.

 

 

 _________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________


Imagem: GMI


 


 

Notícias relacionadas:


 

Estirêncios de fonte renovável


 

Estirênicos plenamemnte recicláveis



Mais Notícias CCM



Relatório analisa a distribuição de polímeros na Europa

Estudo mostrou que a Europa absorveu 17% da demanda mundial por polímeros em 2023, onde foram distribuídas mais de 4 milhões de toneladas.

19/11/2024


Produção de plásticos em declínio na Europa

Estudo da Plastics Europe aponta queda na produção de plásticos no continente europeu, com retração também da produção de reciclados. Os dados preocupam e podem comprometer a transição da cadeia para a economia circular.

19/11/2024


Oben Group completa a aquisição da Terphane

Fabricante de filmes de poliéster de alto desempenho terá suas operações integradas às do grupo peruano de embalagens flexíveis.

12/11/2024