Adalberto Rezende, da redação.
Construir habitações usando blocos modulares feitos de polipropileno (PP) reciclado é o objetivo da Fuplastic e da TETO Brasil. As empresas formaram uma parceria para promover o reaproveitamento de materiais plásticos por meio de um projeto que tem como objetivo a construção de moradias feitas com PP reciclado proveniente de resíduos coletados por empresas parceiras como cooperativas de reciclagem, além de outras.
Bruno Frederico, CEO da Fuplastic, que concedeu entrevista à Plástico Industrial, disse que o projeto envolve, em um primeiro momento, a construção de moradias populares, o que foi tema do evento “Cidade do Futuro 2024”, realizado recentemente em São Paulo (SP). Ele disse que entre as atrações do evento promovidas pela Fuplastic e a TETO Brasil estava uma casa com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, com área de 54 metros quadrados, feita com 4.900 blocos de PP reciclado (foto).
O executivo também comentou sobre o uso de PP reciclado proveniente de peças para veículos na construção de moradias, além de outros projetos voltados para a construção de lojas e aviários, entre outros tipos de edificações, que já estão em andamento. Segundo ele, a ideia é desenvolver soluções construtivas que aliem a destinação correta de resíduos plásticos, construção rápida e limpa, assim como incentivo às boas práticas em prol da sustentabilidade.
O CEO concluiu dizendo que o projeto de construção de moradias sustentáveis a partir de blocos de polipropileno reciclado já está em fase de validação. Ele explicou: “Um dos objetivos é tornar a utilização dos blocos modulares de PP reciclado um modelo construtivo da TETO Brasil, tendo também como pilar a construção de lojas, galpões e outros tipos de estabelecimento usando plástico reciclado e estruturas metálicas, por exemplo”.
Mais informações podem ser obtidas pelos sites da Fuplastic e da TETO Brasil. O desenvolvimento de plásticos sustentáveis tendo a otimização da topologia como estratégia é um dos temas abordados na seção Artigos técnicos, em nosso site.
________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________
Imagem: Fuplastic,TETO Brasil/Divulgação.
Leia também:
Caroços de azeitona dão origem a aditivos e cargas para plásticos
Novo termoplástico reforçado terá origem 100% biológica
#Fuplastic #TETOBrasil #PlásticoIndustrial #Habitação
Mais Notícias CCM
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024