A DEGRAD (Portão, RS), fornecedora de especialidades químicas para materiais plásticos, anunciou ter tido sucesso com a adição de dispersões de grafeno em formulações de polipropileno (PP) reciclado.


 

A empresa, que desenvolveu dispersões realizou testes com o objetivo de avaliar um composto de PP reciclado contendo 1 grama do produto DGD Graphtek® por quilo de material. Tulio Sérgio Fulginiti, diretor da empresa, explicou que a condição de dispersão facilita muito a aplicação do grafeno e faz com que ele interfira menos na cor do material: “Isso é muito importante, pois a maior parte do grafeno disponível é apresentado na forma de master preto, podendo interferir muito nas cores. A condição de aplicação, por sua vez, é uma simples adição sobre as resinas ou grânulos, seguida de mistura em um misturador padrão antes do alimentador, como se fosse um aditivo de fluidez ou de coloração”, comentou.

Nos testes, que foram documentados pela DEGRAD, foi constatado um aumento do índice de fluidez do material contendo grafeno, de 19,48 para 24,40 g/10 min, em comparação com o material reciclado não aditivado.

 

Outras propriedades analisadas foram a tensão até a ruptura, que subiu de 7 ± 0,4 no material original para 10,96 ± 0,07 MPa no material aditivado; o alongamento até a ruptura, que passou de 60 ± 10,45 para 102,3 ± 4,032%, e a perda por abrasão, que caiu de 48 ± 3,45 para 32± 1,44 gramas.

 

 

Os resultados dos testes, realizados sob condições e com equipamentos padronizados, mostraram que a adição das dispersões de grafeno atuaram melhorando propriedades do material reciclado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tulio@degrad.com.br. Tel. (51) 9 9898- 8520.

 

 ______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________


 

Imagem: Shutterstock


 


 

Leia também:


 

Grafeno torna filamentos de PLA mais resistentes e condutivos

 

Grafeno aument a resistência de filmes plásticos

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 



Mais Notícias CCM



Empresa de nanotecnologia recebe prêmio

A Gerdau Graphene, especializada em materiais avançados com grafeno, foi premiada pelo desenvolvimento de embalagens plásticas com propriedades melhoradas.

12/11/2024


Masterbatches com grafeno. Mais resistência para produtos plásticos.

A Dinaco está comercializando aditivos para materiais plásticos contendo grafeno. Projetos envolvendo o uso do material estão se multiplicando no mercado brasileiro.

22/10/2024


Flutuadores de PEAD. Oportunidades no setor náutico e no gerenciamento de crises.

A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.

07/10/2024