A I-Sensi (São Paulo, SP) desenvolveu um sistema de monitoramento de operações fabris baseado em Internet das Coisas (IoT) capaz de acompanhar as diferentes tarefas associadas ao corte e à conformação de metais, levando em conta um grande número de variáveis.

 

O sistema tem o potencial de levar os recursos das tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 para as pequenas e médias empresas. Concebido de forma modular e em escala correspondente às necessidades de cada empresa, ele reúne dados para otimização de tarefas, visualização de processos, manutenção preditiva e monitoramento do ambiente de produção visando à maximização do desempenho de ativos.

 

É composto pelos módulos FirstMES, um sistema de gestão da manufatura; Digital Try-Out, para validação de ferramental on-line, Equipment Sensing, para detecção de aspectos da produtividade de equipamentos; Process Sensing para validação de processos; Data Sensing, para automatização da coleta de dados de chão de fábrica; Assets Sensing, para monitoração de ativos como máquinas, geradores e compressores; e o Ambient Sensing, que permite visualizar em tempo real informações do ambiente da empresa, inclusive com registro dos dados de temperatura, pressão, níveis de CO2 e de material particulado em suspensão.

 

Fornecido como serviço, o sistema está disponível por valores a partir de RS $ 390,00 mensais, e está homologado como solução para esquemas produtivos baseados no Programa Rota 2030 (atual Mover), que fomenta inovações tecnológicas em empresas ligadas ao segmento automobilístico, a exemplo das ferramentarias voltadas tanto para o setor metal mecânico quanto de plásticos. Pode ser acessado via dispositivos móveis como tablet ou telefone celular.

 

 _______________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagem: I-Sensi

 

 

Leia também:

 

 

Smartphones e tablets industriais para locação


 

Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

 

 

 



Mais Notícias CCM



NLMK tem novo centro de distribuição em SC

A siderúrgica belga inaugurou um centro de distribuição de aços especiais na cidade de Garuva (SC).

09/08/2024


Soldagem e cobre são temas de livros indicados para veteranos e iniciantes

Obras publicadas pela Senai-SP Editora, Editora Mepe e pelo Infosolda trazem conteúdo sobre soldagem de metais e são recomendadas para profissionais e estudantes dessa área. A Termomecanica lançou um livro que trata do cobre, trazendo informações técnicas e a história desse material.

09/08/2024


Inteligência artificial em máquinas a laser

Trumpf e SiMa.ai anunciaram o início de uma parceria estratégica para desenvolver sistemas a laser com inteligência artificial.

09/08/2024