A Oxipira (Piracicaba, SP) está implantando em seus equipamentos de corte de metais um sistema de monitoramento que permite acompanhar de forma remota todas as operações executadas nas máquinas. A solução é composta por um software de propriedade da Oxipira alimentado com dados de sensores instalados nas máquinas para captação dos dados de processo. A forma como eles são manipulados resulta na otimização das tarefas e no aumento da produtividade.
Julio Banov Junior, diretor presidente da Oxipira, informou que a opção pelo desenvolvimento se baseou em três pilares: tornar acessível a todos os clientes os recursos que são típicos do ambiente da indústria 4.0; criar um diferencial competitivo para os seus produtos e incorporar tecnologias avançadas que tornassem possível o uso, por parte dos clientes, de recursos do Programa InovaCred 4.0, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma modalidade de financiamento subsidiado e a juros reduzidos que privilegia investimentos em tecnologia na indústria.
Com base nos problemas mais recorrentes nas operações de corte de metais, foram desenvolvidos sensores para captar informações de processo que permitem mapear fatores como consumo de insumos, paradas, panes e tempo ocioso dos equipamentos, adequando-os a padrões de desempenho que caracterizam a maior produtividade.
As informações são transmitidas ao sistema a cada 2 minutos, constituindo uma grande massa de dados (big data) que é analisada para que se defina o melhor plano de ação e as medidas a serem tomadas para obter melhor desempenho com base no indicador universal de eficiência geral do equipamento (OEE, de overall equipment effectiveness). De acordo com Julio Banov, para processos contínuos é possível alcançar índices de eficiência de 95%, e de 85% para processos não-contínuos. “Trata-se de um sistema de gestão da informação. As soluções para os problemas apontados podem ser várias”, afirmou.
O sistema de monitoramento está disponível para os equipamentos de oxicorte, corte a laser (foto) e corte a plasma da empresa, e em breve deverá ser oferecido como um pacote de serviços para todos os usuários das cerca de 800 máquinas da Oxipira em operação no País, que poderão modernizar equipamentos com a sua implantação.
O desenvolvimento é resultado de uma parceria de cinco anos com a I-Sensi (São Paulo, SP), que usou uma linha de crédito oferecida pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
_______________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Oxipira
Leia também:
#Oxipira
Mais Notícias CCM
O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.
31/03/2025
A alemã Zeltwanger criou um sistema de lubrificação autônomo para chapas usadas na fabricação de aletas para trocadores de calor. A empresa fabrica esse tipo de máquina e desenvolveu o sistema para estender a vida útil dos rolos de conformação.
19/03/2025
Desenvolvedora de software e empresa global de automação se unem em prol da adoção de sistemas robóticos e tecnologias digitais por parte das indústrias.
28/02/2025