A Emerson Electric, com matriz nos Estados Unidos e escritório em Sorocaba (SP), lançou a máquina de soldagem a laser para plásticos Branson™ GLX-1 (foto). Ela é recomendada para trabalhos que requeiram a soldagem de peças plásticas para a fabricação de conjuntos, por exemplo. Apresenta sistema de laser com potência máxima de 500 W.
O novo equipamento, que opera por protocolo de comunicação CANopen, podendo trabalhar conectado a ambientes digitais como plataformas de dados, conforme foi divulgado à imprensa, proporciona soldagem limpa e sem vibrações, sendo indicado para trabalhos em sala limpa e ambientes laboratoriais. No que se refere à união de componentes, é também indicado para soldagem de peças pequenas e/ou com formato complexo.
Outro detalhe é que a máquina recém-lançada conta com sistema de controle para automatização de processos integrado, baseado em servomotor. Pode ser utilizada em aplicações que vão desde a união de peças plásticas para o setor médico-hospitalar – cateteres e dispositivos vestíveis com peças microfluídicas, entre outros –, produção de sensores para sistemas eletrônicos, até a fabricação de peças para o setor automotivo e de eletrodomésticos.
A companhia também divulgou que o equipamento pode ser usado para a soldagem de componentes feitos com polímeros de alto desempenho, além de materiais compostos. Neste sentido, a GLX-1 também pode ser usada em linhas de reciclagem de circuito fechado, para a fabricação de conjuntos de peças plásticas confeccionadas com diferentes materiais. Os clientes podem consultar a empresa sobre a possibilidade de uso do equipamento em outras aplicações no setor de plásticos.
Emma Wood, gerente global de produtos não ultrassônicos da Emerson Electric, comentou: “Existe uma demanda crescente por componentes de plástico de alta qualidade menores e mais detalhados, que geralmente abrigarão componentes eletrônicos sensíveis em vários mercados importantes. Com juntas fortes e limpas e recursos avançados de conectividade fornecidos em um conjunto extremamente compacto, a nova soldadora a laser GLX-1 permite que os fabricantes projetem e produzam com eficiência conjuntos de peças plásticas da mais alta qualidade”.
O contato com a Emerson Electric pode ser feito pelo telefone (15) 3413-8888 e pelo seu site.
____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
____________________________________________________________________________
Imagem: Emerson Electric/Divulgação.
Mais notícias:
Os materiais plásticos na área médica
Soldagem por ultrassom integrada aos processos produtivos
#EmersonElectric #PlásticoIndustrial #BransonGLX1
Mais Notícias CCM
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
O portfólio da Yaskawa Motoman passou a contar com um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações no setor de plásticos. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
01/11/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. O setor de plásticos é o quarto colocado em aquisições.
01/11/2024