A alemã trinamiX, subsidiária da BASF e fornecedora de sistemas de espectroscopia móvel, anunciou o desenvolvimento de uma nova nova aplicação projetada especificamente para identificar filmes plásticos multimateriais e monomateriais.
A apresentação foi feita na Conferência de Reciclagem e Sustentabilidade de Plásticos na Europa (PRSE), que aconteceu entre 19 e 20 de junho, em Amsterdam (Holanda). O novo aplicativo foi desenvolvido especificamente para identificar a composição de filmes plásticos, os quais requerem tecnologias de reciclagem diferentes, mas não podem ser facilmente diferenciados apenas pela observação a olho nu.
A solução móvel da trinamiX (foto) fornece informações sobre o material dos filmes ao apertar de um botão e pode ser usada por recicladores durante a inspeção de entrada de mercadorias. "Os recicladores podem agora avaliar diretamente se os resíduos plásticos oferecidos são recicláveis e qual processo de reciclagem é o correto. Isso significa que mais filmes podem ser devolvidos à cadeia, evitando que sejam incinerados por terem composição desconhecida” comentou Adrian Vogel, líder do segmento de economia circular da trinamiX.
O trinamiX conta com recursos de análise avançada de dados em nuvem e um portal do cliente para gerenciar resultados, baixar relatórios e exportar dados. Pode identificar com segurança mais de 30 tipos de plásticos, incluindo commodities e plásticos de engenharia, além de quantificar misturas de polietileno (PE e polipropileno (PP).
_____________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagem: BASF/trinamix
Leia também:
Selo vai identificar produtos contendo grafeno
#trinamiX
#BASF
Mais Notícias CCM
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
O portfólio da Yaskawa Motoman passou a contar com um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações no setor de plásticos. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
01/11/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. O setor de plásticos é o quarto colocado em aquisições.
01/11/2024