Foi anunciado pela Lecar, Indústria Brasileira de Automóveis Elétricos, com sede em Barueri (SP), que suas atenções serão voltadas para a fabricação de veículos híbridos. Assim, a companhia não vai mais se dedicar à produção de carros elétricos, que era o seu objetivo em janeiro de 2024, conforme anunciado por Flávio Figueiredo Assis, fundador da empresa (foto). 

 

Sobre os motivos que levaram à mudança de estratégia, de acordo com informações divulgadas à imprensa, os novos planos para a empresa foram baseados primeiramente em estudos que indicaram fatores desfavoráveis à produção de veículos elétricos no Brasil, pelo menos em um primeiro momento. De acordo com Flávio, “estamos muito longe de termos a quantidade de carregadores necessária para popularizar este tipo de veículo em todo o País. Precisaremos de bilhões em investimentos para termos as condições adequadas”.

 

A Lecar vai redirecionar seus esforços para o desenvolvimento de veículos com motor flex e com tração 100% de motor elétrico, tendo como base o seu modelo híbrido 459. Flávio comentou sobre este assunto, enfatizando a importância do etanol, combustível com o qual pode ser abastecido o modelo de veículo mencionado acima: “Com ele, 80% das emissões de CO2 de um motor a combustão são compensadas pelo seu próprio cultivo, o que fez com que priorizássemos essa matéria-prima, pensando em um uso mais eficiente do veículo pela população. A ideia, agora, é que nossa tecnologia híbrida flex a etanol proporcione uma autonomia de 1 mil quilômetros com 30 litros desse combustível”.

 

Neste sentido, a companhia pretende anunciar em breve a previsão de chegada do seu primeiro modelo de veículo híbrido ao mercado brasileiro. O aumento de 40% do uso de plásticos reciclados na indústria automotiva é tema de uma matéria na seção Notícias, em nosso site.

_____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_____________________________________________________________________________
 

Imagem: Lecar/Divulgação.

 

Leia também: 

 

Desafios para os plásticos nos sistemas de propulsão de automóveis elétricos

 

Additiva passa a distribuir pigmentos da Heubach

 

#Lecar #VeículosHíbridos #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Ohxide lança plataforma de dados do setor de plásticos

A consultoria passou a dispor de uma plataforma com dados e análises da indústria de plásticos, de reciclagem e petroquímica.

01/04/2025


Radici inaugura nova fábrica em São Roque

A desenvolvedora de compostos de poliamida de origem italiana mudou as suas instalações de Araçariguama para São Roque (ambas cidades paulistas, inaugurando uma nova fase das atividades da empresa no Brasil.

21/03/2025


Trump reabilita os canudos plásticos

Com a frase de efeito “Back to plastic!”, o presidente norte-americano anunciou o fim da restrição à fabricação e uso de canudos plásticos e agradou representantes dessa cadeia industrial.

11/02/2025