Foi lançada oficialmente no final de julho a plataforma Recircula Brasil, uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Trata-se de uma complexa plataforma on-line destinada à rastreabilidade das atividades de reciclagem na cadeia de plásticos, baseada em informações de notas fiscais eletrônicas emitidas por empresas do setor. Essas informações permitem que o sistema ateste a origem e o destino dos materiais e confirme que determinado produto final contém realmente plástico reciclado, garantindo transparência e confiabilidade ao processo.
Desenvolvida pela Central de Custódia da Logística Reversa de Embalagens (São Paulo, SP), a plataforma tem por objetivo atuar na acreditação da circularidade na cadeia de plásticos e vai funcionar unindo os elos da cadeia ao integrar recicladores e transformadores, os quais vão inserir dados das suas notas fiscais na plataforma. O cruzamento desses dados será a garantia de que a resina reciclada foi de fato utilizada por transformadores na fabricação de novos produtos, fechando o ciclo dos materiais plásticos.
Estiveram presentes no evento os representantes da ABDI Perpétua Almeida e Ricardo Capelli; Paulo Teixeira e José Ricardo Roriz Coelho, presidente-executivo e presidente do Conselho da Abiplast, respectivamente; Adalberto Maluf, pela Secretaria Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental e Márcio França, Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, representando o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Na ocasião, Paulo Teixeira (em pé, na foto), informou que a plataforma foi idealizada durante o ano de 2020, quando foi concebida com o um modelo de negócios capaz de instrumentalizar avanços na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ao permitir a conferência de dados que antes não era mensuráveis. “As companhias que utilizam a plataforma Recircula Brasil possuem um diferencial competitivo, oferecendo aos seus clientes a rastreabilidade de todo o resíduo. Para empresas com metas de conteúdo reciclado, a comprovação destas aumenta a transparência e a confiança, reduzindo o greenwashing”, comentou.
Já Roriz destacou que a ferramenta criada em conjunto com a ABDI visa tornar a indústria mias amigável e capaz de informar a sociedade sobre seus avanços em termos de sustentabilidade: “O Recircula Brasil não é apenas uma ferramenta de rastreabilidade, mas também posiciona o Brasil como um líder global na implementação de soluções inovadoras contra a poluição plástica. No futuro será possível também rastrear produtos de outros segmentos, como o automobilístico”.
Auditoria externa
A Central de Custódia atua no projeto como verificadora independente, executando a auditoria com base no cruzamento dos dados fiscais. A integração das informações e a rastreabilidade das operações contribuirão para a estruturação do segmento de reciclagem de plásticos com base em segurança jurídica, transparência e compliance.
Em entrevista concedida à Plástico Industrial quando dos primeiros testes com a plataforma, Tathiane Perego, analista econômica sênior da Abiplast, que acompanhou a criação do Recircula, explicou que a ideia era “dar match quanto aos volumes de massa relacionados aos materiais reciclados, sob o olhar da segurança da informação”, contemplando inclusive informações regionais.
Reconhecimento da ONU
A plataforma Recircula Brasil foi reconhecida como modelo de excelência no combate à poluição plástica em documento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento foi apresentado pelo Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Adalberto Maluf, na reunião do Tratado Global contra a Poluição Plástica, realizada este ano em Ottawa, no Canadá.
As empresas interessadas em se cadastrar para ter acesso à plataforma devem entrar em contato pelo e-mail recirculabrasil@abiplast.org.br
Saiba mais sobre assuntos similares que impactam o setor de plásticos nos hubs de conteúdo Reciclagem e Sustentabilidade da Plástico Industrial.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagem: Nuno Henrique/Abiplast
Notícias relacionadas:
Mais Notícias CCM
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024