A conexão de máquinas e periféricos dentro da célula de produção é essencial para a garantia da qualidade da produção, e a troca de dados padronizada oferece condições ideais para isso, ao assegurar a comunicação entre dispositivos independentemente do seu fabricante. É com este objetivo que o grupo de trabalho conjunto da Associação Europeia de Fabricantes de Máquinas para Plásticos e Borracha (EUROMAP) está trabalhando no rascunho da série de especificações da EUROMAP 82, voltada para dispositivos periféricos com base na linguagem de produção global OPC UA.

 

As partes 1, 2 e 3 da norma tratam, respectivamente, da interface de máquinas com controladores de temperatura; sistemas de câmara quente e sistemas de dosagem de silicone líquido. Mais duas partes desta série foram publicadas como rascunhos: a parte 4, relativa a sistemas de dosagem, e a parte 5, contemplando a interface entre maquinário e moldes.

 

Assim como nos capítulos já elaborados da série, o objetivo é a padronização de sistemas de controle em nível superior. Agora as especificações abrangem parâmetros para identificação e configuração, login automático do usuário da máquina para os dispositivos periféricos, bem como o monitoramento e controle de valores de processo.

 

O grupo de trabalho conjunto também começou a trabalhar na parte 6 da norma, que trata de dispositivos de secagem de grânulos. As empresas interessadas são convidadas a participar ativamente dos grupos de trabalho. Os rascunhos estão disponíveis para consulta pública, com download gratuito em www.euromap.org.

 

Comentários podem ser enviados por e-mail para mikula.thiem@vdma.org até 31 de outubro de 2024.

 

__________________________________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________________________________

 

 

Imagens: Shutterstock

 

 

 

Você pode se interessar também por:

 

Periféricos conectados tornam processos mais eficientes

 

Nova norma EUROMAP tem foco na segurança de máquinas conectadas

 

Associações norte-americana e alemã juntas pelo padrão OPC-UA na indústria de plásticos

 



Mais Notícias CCM



Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.

01/11/2024


Recurso de IA é integrado a novo sistema de controle de robôs industriais

O portfólio da Yaskawa Motoman passou a contar com um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações no setor de plásticos. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

01/11/2024


Instalação de robôs industriais ultrapassa 4 milhões de unidades

O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. O setor de plásticos é o quarto colocado em aquisições.

01/11/2024