Acelerar o tempo de decomposição de bioplásticos e promover estudos que envolvam o desenvolvimento de materiais compostáveis são algumas linhas de pesquisa do projeto Biofast, do qual participam o instituto Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico –, o Grupo de Tecnologia e Sustentabilidade de Materiais (MATS) do Departamento de Engenharia Química, da Escola Técnica Superior de Engenharia ETSE da Universidade de Valência, e a empresa Prime Biopolymers, todos situados na Espanha.


Os trabalhos realizados dentro do escopo do consórcio são coordenados pelo Aimplas. Eles levaram a resultados positivos no que se refere à diminuição do tempo de biodegradação em testes aplicados a bioplásticos. Além disso, o objetivo é, a partir do uso de dados obtidos pelas pesquisas, contribuir para a redução de custos operacionais de operações de reciclagem, bem como incentivar o desenvolvimento de novos produtos.


Neste sentido, foi criado e validado um método que combina o uso de formulações específicas de bioplásticos e de tecnologias para pré-tratamento oxidativo e enriquecimento de compostos para acelerar o processo de biodegradação.


A contribuição do Grupo MATS nas pesquisas consistiu na condução de testes feitos em equipamentos para pré-tratamento abiótico aplicado a materiais biopoliméricos, o que incluiu a aplicação de irradiação de plasma e radiação UV, e também de degradação hidro e quimiotérmica. A Prime Biopolymers atuou na formulação de materiais biopoliméricos compostáveis.


Por meio dessa parceria, as instituições envolvidas vão promover a implantação de sistemas e processos voltados para a degradação rápida de bioplásticos em linhas de reciclagem, parques fabris e empresas que atuam na gestão de resíduos, por exemplo.    

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________ 

 

Imagem: Aimplas/Divulgação.

 

O desenvolvimento de bioplásticos é tema de outros estudos:

 

A influência da erva-mate e do ácido málico nas propriedades de filmes de fécula de batata

 

Pesquisa visa desenvolver embalagens a partir do albedo da casca da laranja

 

#Aimplas #GrupoMATS #PrimeBiopolymers #PI



Mais Notícias CCM



Emirates Biotech vai construir a maior planta de PLA do mundo

Unidade de produção do bioplástico PLA nos Emirados Árabes começa a ser construída este ano e deverá entrar em operação em 2028.

18/02/2025


Percepção do consumidor sobre embalagens em bioplásticos é tema de pesquisa

Pesquisadora da UFSCar conduz estudo sobre embalagens plásticas e aborda questões relacionadas ao uso de bioplásticos na fabricação de versões flexíveis e rígidas. A percepção do consumidor e os fatores tecnológicos e mercadológicos serão mapeados por meio de uma enquete disponível em formulário eletrônico aberto ao público.

18/02/2025


Biofilmes compostáveis para agricultura são tema de projeto

Pesquisas coordenadas pelo instituto espanhol AImplas visam ao desenvolvimento de biofilmes compostáveis que serão usados no cultivo de cogumelos.

28/01/2025