A SKA, desenvolvedora de software para o ambiente de produção, estabeleceu uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que tem por objetivo introduzir o conceito de indústria 4.0 no dia a dia dos alunos vinculados ao Laboratório do Projeto de Sistemas de Produção. O resultado foi o desenvoilvimento e a instalação de uma célula de manufatura (foto abaixo) gerenciada pelo sistema MES SYNECO.
Nomeada Plataforma Industrial para Pesquisa, Ensino e Formação em Automação (PIPEFA), a célula de manufatura é composta por cinco postos de trabalho e um sistema de transferência por esteira.
O projeto está agregando valor às atividades de ensino e pesquisa da Unicamp e preparando os estudantes para a realidade do mercado de trabalho industrial, que vem exigindo profissionais cada vez mais capacitados quanto ao uso de ferramentas de tecnologia para gestão de fábricas.
O Professor Doutor da Faculdade de Engenharia Mecânica da universidade paulista, Robert Cooper, explicou que a célula é utilizada para demonstrar para os alunos, de forma didática, o processo de planejamento e montagem de peças industriais, e a o sistema de gerenciamento da manufatura (MES) da SKA possibilita que eles visualizem e analisem os dados de produção em tempo real.
“O SYNECO é responsável por fazer o controle e execução da produção. Conectado via OPC UA (Open Platform Communications Unified Architecture, ou Plataforma de Comunicação Aberta de Arquitetura Unificada), que lê as variáveis do CLP e passa para o software, o SYNECO verifica quais postos de trabalho estão em operação, quantas peças foram produzidas, quantas faltam, qual a eficiência dos postos e outros dados importantes da produção, salvando essas informações no banco de dados utilizado pela aplicação”, explicou Cooper.
Por se tratar de um projeto de pesquisa, a SKA precisou instalar outras soluções de hardware e software na célula para gestão da produção, assim como representação do gêmeo digital (digital twin). O maior desafio foi a leitura das variáveis do CLP por parte do SYNECO. “Para isso, foi utilizado o protocolo de comunicação OPC UA. Para cada posto de trabalho (5 no total), o software abre uma seção OPC (caminho para a leitura), e foi necessário por parte da SKA alterar as configurações de abertura e encerramento de seções para o nosso caso específico”, detalhou o professor.
O analista de implantação MES da SKA, Adolfo Luis Clemente da Silva, comentou que esse processo facilita a obtenção de dados. “Essa comunicação via protocolo OPC UA com o SYNECO Production facilitou a captação dos dados e a identificação de cada variável, permitindo a simulação do processo produtivo da célula PIPEFA e a comparação do que foi planejado com o que foi obtido na realidade”, explicou.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: SKA
Notícias relacionadas:
Mais Notícias CCM
A empresa alemã anunciou o lançamento de um sistema a laser de diodo azul com potência de 6 kW, indicado para o processamento de cobre por manufatura aditiva.
18/11/2024
Escâner desenvolvido por instituto alemão detecta contaminantes em superfícies metálicas que podem prejudicar processos de soldagem e colagem.
18/11/2024
Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
30/10/2024