Um acordo firmado entre a Braskem e a Università Ca' Foscari, situada na cidade italiana de Veneza, é o pontapé inicial para um projeto de desenvolvimento de tecnologias catalíticas para a conversão de CO2 em produtos de valor agregado.
Trata-se de um consórcio, envolvendo um contrato de três anos, que tem como objetivo promover a realização de conversão de CO2 em, por exemplo, carbonatos orgânicos. Neste sentido, as partes envolvidas vão atuar não somente no desenvolvimento de tecnologia, mas também em experimentos.
No que se refere aos produtos que podem ser obtidos a partir da conversão de CO2, os carbonatos orgânicos, por exemplo, são a base para a obtenção de eletrólitos para baterias de veículos. A redução de emissões de substâncias provenientes de processos químicos também é um dos objetivos das partes envolvidas neste projeto.
Gus Hutras, diretor global de tecnologia de processos da Braskem, comentou mais sobre as metas desse trabalho: “O projeto, que é um exemplo fantástico de como a pesquisa acadêmica em química verde pode favorecer a colaboração entre a indústria e a universidade, é de grande relevância, pois busca contribuir para a descarbonização industrial, aumentando a sustentabilidade dos processos petroquímicos. É um projeto que desenvolverá tecnologia com potencial para incorporar 100% da molécula de CO2 no produto, o que trará maior rendimento e fará com que o CO2 não seja emitido para a atmosfera”.
Alvise Perosa, professor da universidade italiana, complementou: “Este projeto de pesquisa conjunta também tem o objetivo de encontrar empresas dispostas a assumir o desafio de desenvolver novos processos mais limpos e sustentáveis. E, neste caso da parceria, não apenas o CO2 será convertido em produtos valiosos, mas isso será feito por um método mais eficiente em termos de energia e recursos”.
A Braskem pode ser contatada pelo seu site e nesta página podem ser obtidas mais informações sobre a Università Ca' Foscari. Um estudo sobre como os bioplásticos podem contribuir para o armazenamento de CO2 pode ser acessado em nosso site, na seção Artigos técnicos.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagem: Freepik.
A descarbonização do setor de plásticos é tema de outras matérias:
Calculadora avalia a pegada de carbono dos materiais da Avient
Acordo para converter CO2 oriundo da indústria
#Braskem #UniversitàCaFoscari #PlásticoIndustrial
Mais Notícias CCM
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024