A suíça 3RTechnics desenvolveu sistemas de inspeção on-line e pacotes de software para linhas de processamento de chapas metálicas que são instalados nos equipamentos de produção, de modo a executar a medição sem necessidade de interromper o processo.
O sistema 3R STM, por exemplo (foto), é utilizado para executar a medição da espessura das chapas que já se encontram nos sistemas de corte. Possui sensores concebidos para suportar as condições severas do ambiente metalmecânmico, captando dados que levam o sistema a trabalhar com precisão de 3 microns. Conta ainda com software proprietário que possui modelos matemáticos e algoritmos para compensação das alterações de temperatura na linha.
Estão disponíveis dois tipos de sistema: o 1LM, para uma linha de medição – contendo apenas um par de sensores e um acionamento por motor linear –, e o 2LM, com dois pares de sensores e dois acionamentos por motor linear, para duas linhas de medição.
Já o sistema 3R TQC faz a leitura e determina, de forma não destrutiva, propriedades como resistência à tração e limite de escoamento dos materiais, dentro ou fora da linha de produção, com nível de precisão próximo do observado nos métodos de teste convencionais, com um tempo de medição de aproximadamente 0,25s, a uma velocidade de esteira de 180m/min.
Adequado para uso com aço carbono, o método pode ser usado também na medição de materiais magnéticos e condutores, assim como ligas de alumínio e de cobre.
Ambos os sistemas são dotados de recursos para proteção de dados e de conectividade para fins de processamento e uso posterior.
A 3R vai exibir na próxima edição da feira Euroblech , que acontece entre 22 e 25 de outubro em Hanover (Alemanha).
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: 3R
Notícias relacionadas:
Mais Notícias CCM
O fortalecimento do mercado de hidrogênio verde levou a Neuman & Esser a investir R$ 70 milhões na ampliação da sua unidade de produção de eletrolisadores em Belo Horizonte (MG). A ampliação movimenta toda a cadeia de fornecimento de componentes, tubulações e serviços de caldeiraria.
02/12/2024
Foi divulgado pelo Instituto Aço Brasil que o setor siderúrgico do País produziu 3,08 milhões de toneladas de aço bruto em outubro.
27/11/2024
Versão atualizada de software para modelamento 3D de peças fabricadas com chapas chega com novos recursos e já está disponível para comercialização.
27/11/2024