A Easy ODM, uma empresa da Lituânia, desenvolveu um sistema de inspeção de preformas de poli(tereftalato de etileno) (PET) baseado em inteligência artificial (IA) que atua em tempo real, em linha com o processo de fabricação.
O sistema se baseia na instalação de câmeras industriais conectadas a um software que identifica uma ampla gama de defeitos recorrentes em preformas de PET, independentemente da sua cor, grau de transparência ou tamanho.
Denominado Smart AI, o software possui recursos de autoaprendizagem, o que aprimora a sua precisão ao longo do tempo, tendo em vista que eventuais novos tipos de defeitos detectados passam a fazer parte de sua biblioteca. Ao detectar irregularidades, o sistema emite alertas visuais e sonoros para os operadores, permitindo a atuação imediata para que sejam feitas as correções necessárias e mantidos os padrões de qualidade do produto.
Dentre os defeitos normalmente detectados estão desvios de cor, pontos pretos, rachaduras, pontos de desalinhamento, inconsistências dimensionais e a presença de partículas de material não fundido.
Tela do Smart AI
Um dos estudos de caso divulgados pela Easy ODM foi elaborado em uma importante fabricante de preformas de PET que enfrentava o desafio de garantir qualidade de cor consistente dentro do espectro desejado e, ao mesmo tempo, detectar com eficiência até os menores desvios de cor.
O sistema de inspeção foi introduzido de forma totalmente integrada à linha de produção. Utilizando algoritmos avançados de visão computacional para executar análise de cores instantânea em cada preforma de PET à medida que ela atravessava o ciclo de produção, o sistema passou a detectar os defeitos por meio da inteligência artificial (IA). detalhadamente treinada para identificar o espectro de cores correto e apontar até mesmo os desvios de cor mais sutis.
A implementação incluiu o uso de alarmes sonoros próximos de 80 dB e sirenes de luz para que houvesse resposta imediata aos desvios. O pacote incluiu a garantia de armazenamento seguro de dados pelo sistema, visando à análise futura de requisitos de conformidade.
A Easy ODM dispõe também de sistemas de inspeção por IA para linhas de injeção, extrusão, sopro e termoformagem.
_______________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagens: EasyODM
Notícias relacionadas:
Sensores de pressão menores e mais precisos
Mais Notícias CCM
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
O portfólio da Yaskawa Motoman passou a contar com um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações no setor de plásticos. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
01/11/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. O setor de plásticos é o quarto colocado em aquisições.
01/11/2024